Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vinícius Fendrich

vinicius.fendrichgmail.com

Vinícius Fendrich

Psicólogo

Educador


Veja mais colunas de Vinícius Fendrich

Agradecimentos

Segunda, 14 de novembro de 2011

Queiramos ou não, na dinâmica do tempo estamos sempre fazendo circular energias. Trocando favores. Entrelaçando esforços. Num momento dando de si e no outro recebendo para si. É o velho chavão: “Um dia é da caça e outro do caçador”.

Para tanto nunca se deve perder de vista o reconhecimento e os agradecimentos pelo bem que nos é ofertado. Agradecer nunca é demais. Simples, completo por si só e não exige maiores esforços.

Com exceção dos acostumados a viver egoísticamente, pensando ser o eu o centro do universo e o outro apenas um utensílio para momentos de necessidade. Descartável. Que se usa e joga fora.

Falar do sujeito egoísta é chover no molhado. Ou o aprendizado se instala. Ou uma psicoterapia o reestrutura. Ou a vida lhe ensina com jogos que constantemente nos propõe. E nem sempre agradáveis.

Sejamos gratos. É uma das mais belas lições de nobreza no homem. Reconhecer. E não uma vez, como forma convencional de mostrar educação. Sempre. Tantas quantas necessárias forem. Repita sempre a palavra “obrigado”. Agradeça a mesma coisa, mil vezes se preciso for. Ela imprime no cosmos a força do bem. Tal exercício retorna em dobro a quem o pratica.

Agradeçamos pai e mãe por nos terem trazido ao mundo em ato de amor. Agradeçamos a eles também pela condução de nossos passos até o atingir  autonomia.

Agradeçamos professores, patrões, vizinhos, sociedade. Pessoas com quem namoramos, vivemos, constituímos família. Funcionários, prestadores de serviços e quem por vontade própria de nós para o bem se aproximou.

Agradeçamos amigos. Uma das mais difíceis conquistas. Um amigo é uma pedra rara que passou por delicada lapidação. De grande valor, beleza e objeto de desejo pelos outros. Porém pode cair e se estilhaçar, tornando-se inviável sua recuperação. Cuidado e atenção.

Agradeçamos a Deus. É Ele que observa serenamente o desenrolar dos fatos e decide, logo adiante, o que é justo ou injusto. Certo ou errado.

Agradeçamos inclusive os mal-agradecidos. Quanto empenho tivemos para com alguns. Como retorno recebemos o virar as costas. O esquecer. O ignorar. Lembremos que isso foi tão importante quanto todo o contexto. Não sabem que muito nos impulsionaram.

O despreparo e a inversão de valores neles, felizmente nos levam a buscar orientação, ocorrendo uma proximidade maior, nas insubstituíveis coisas do alto.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA