Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Termina setembro. Chega outubro. Estamos nos despedindo dos festejos. Desfiles aniversário da cidade, Schlachtfest. Entramos em outubro, mês das oktoberfestas, com destaque para a Oktoberfest em Blumenau.
Sendo assim, o clima de festa continua, não é nem final e nem começo. O destaque fica para o aniversário da nossa querida São Bento do Sul.
Se um olhar carinhoso se reportar a época dos imigrantes e fizermos um desenho de como lutaram, trabalharam, se divertiram e produziram cultura, fica fácil o entendimento de um município tão belo como o que hoje desfrutamos.
Nosso povo é digno, honesto e trabalhador. Parece ser repetitivo, mas é algo que sempre precisa ser dito e propagandeado. Temos aqui o fruto de nossos esforços. Uma comunidade que ainda vive em harmonia e valoriza raízes, em sua força e profundidade.
A música, o folclore, o canto, a gastronomia, os ofícios, o idioma, a religiosidade, tudo aponta para uma direção promissora.
Uma cidade é um espelho. É o reflexo. É o rosto. De quem nela vive. Nela edifica. De quem a administra.
Responsabilidade? De todos. Minha, sua, nossa. Não existe “unitário”, existe sim, o “conjunto”. E o coletivo determina o andar da carruagem.
São Bento do Sul. Parabéns por seus 142 anos de existência. Um cumprimento extensivo a todos que como presente recebem a grata satisfação de aqui viver e tão nobre solo habitar.