Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vinícius Fendrich

vinicius.fendrichgmail.com

Vinícius Fendrich

Psicólogo

Educador


Veja mais colunas de Vinícius Fendrich

Variações climáticas

Segunda, 06 de junho de 2011

Tão comuns em nossa São Bento do Sul, as variações climáticas nos apresentam todos os dias surpresas. Chegamos a ter as quatro estações num período de 24 horas.

Isso é bom por desenvolvermos um processo de adaptação apurado e habitarmos uma região em que o dinamismo do tempo nos obriga a movimentos diferenciados. Mas também é ruim, se analisarmos o fator saúde. Ninguém é de ferro e é comum sucumbirmos frente a tantos choques térmicos.

Mas o que realmente merece destaque é o termômetro emocional. As manifestações de ordem pessoal. O aspecto afetivo como um todo. Parece que as coisas estão à flor da pele.

É como se a chegada do frio desguarnecesse o ser humano de suas proteções. Não as possuindo, começa a queimar reservas, e estas também vão se esgotando.

Percebemos então a instalação do conflito. Família, economia e relacionamentos se abalam. O físico fragiliza. O espírito se inquieta. O trabalho passa a ser local para descarga de energias negativas e assim a tragédia está em andamento.

Ninguém preocupado senão consigo mesmo. Ataques constantes e tiroteio para todos os lados. Agressões oriundas de fatores questionáveis. Ansiedades e angústias jogadas ao vento e, pior, jogadas na cara dos outros.

A não resolução interior. O não acerto da própria vida. O descontentamento com as incompetências pessoais. O indivíduo é levado a projetar e fazer com que a busca de culpados seja uma verdadeira obsessão.

É deprimente você chegar ao ponto de encarar ambientes de trabalho como ringues, encenando lutas-livres. Ganham a força, a ignorância, o não diálogo, a não palavra e o fazer sangrar até cair.

Todo esse comparativo mostra o processo "tolerância zero". Onde está a época da conversa franca e autêntica? Onde está a verdade que clareia e irradia prenúncios de paz? Onde está a busca, por parte dos que detêm o poder, da conciliação e do "juntos somos mais fortes"?

Perguntas difíceis... Onde estão a seriedade, a sinceridade, a dignidade, a compreensão, o desapego e o amor? Onde estão os confidentes, cúmplices, amigos e amantes? Onde estamos nós, em meio a tantas incertezas, desamparados e vitimados por covardes apunhaladas?

É hora de refletir, parar, pensar.

É hora de olhar para o alto e entender que todas as respostas estão onde o perdão e a aceitação residem.

Falta ao homem coragem, determinação, fé.

Falta a ele mais espiritualidade.

Sem dúvida, falta-lhe a humildade pertinente a um Homem tão maior, Deus.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA