Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Nossa existência é pautada em construções. Passamos a vida criando, fazendo, edificando. Há quem afirme que às vezes, para bem construir, é preciso primeiro desconstruir. Eliminar o vicioso para dar lugar ao saudável, pode se dizer.
Vivemos em sociedade e isso implica em compartilhar tanto o positivo quanto o negativo. O importante é acreditarmos em ideais e lutarmos pelos mesmos. Nossa família, estudo, trabalho, grupos de contato, conhecidos, amigos, amores, tudo deve em seu fim último, almejar o registro de uma história digna e relevanate para nossa pessoa e de nosso semelhante.
Se habito uma São Bento do Sul, é por ela que devo dar o que tenho de melhor. Existem os que egoisticamente só pensam em seus projetos pessoais. Importantes, porém unilaterais. Mas temos os que lançam desafios para o todo. Aí, sim, uma comunidade se beneficia dos louros advindos deles.
Nosso município ainda é um exemplo de bem viver. Não me reporto a questões particulares como raça, crença, nuances da sexualidade, política e outras. Pontuo os ares ainda respirados de lugar relativamente pequeno, aconchegante e aprazível.
É aqui que conhecemos quase todo mundo. Que cumprimentamos pelo nome as pessoas na rua. Sabemos a história de locais e logradouros. Contamos contos e “causos”. Vivemos intensamente tradições. Nos reunimos na praça principal para um grande piquenique musical, a exemplo da “Stammtisch”. Desfilamos nas ruas, homenageando imigrantes, como numa “Schlachtfest”. Sentimos orgulho de nossos tão pitorescos e atrativos diferenciais.
Tudo isso não nos veio de graça. Foi uma longa e trabalhosa construção. Pessoas especiais no processo já não estão em nossa companhia. Quantas já fizeram sua parte. Muitos estão fazendo. Outros farão. O importante é a continuidade daquilo que nos deu até hoje identidade própria.
O novo deve acontecer. O antigo deve ser lembrado e homenageado pela simples gratidão.
Que assim seja, esperamos assim será.
Construir. Construções modernas, no entanto abrigando adequadamente tudo que nos permitiu a chegada até aqui.
Tarefa difícil, mas imprescindível para que São Bento do Sul, continue sendo a nossa incomparável São Bento do Sul.