Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Evoluir. Crescer. Ficar adulto. Andar com as próprias pernas. Emancipar-se. Quanta coisa advém do completar a maioridade.
Sábado próximo passado, 23 de junho, completei 18 anos de colunismo neste jornal. O tempo realmente escorreu das mãos e não é algo que nos permite controle, avanços ou retrocessos voluntários. Apenas passa e com ele escrevemos páginas de uma longa história.
Iniciei com o falecimento de meu pai, Arno Fendrich. Como herança um espaço em que ele pontuava mais a política e a crítica direta, doesse a quem doesse.
Imprimi um estilo próprio, com temas variados e lá se vão anos e anos, toda semana, dividindo pensamentos com leitores. Sorrisos e lágrimas. Alegrias e tristezas. Êxtases. Surpresas. Revoltas. Indignações. E além. E adiante.
Escrever é um eternizar. A palavra se perde entre divagações e cai em seguida no esquecimento. A escrita registra para sempre aquilo que se desejou fosse conhecido e comungado.
É preciso agradecer a tantos. E muito. Deus, que nos dá inteligência e capacidade afetiva de explanação. A um pai que me conduziu a tal caminho. Mãe e outros próximos que toleram divagações, irritações e comportamentos só explicitados na intimidade. Ao proprietário do periódico e equipe pela confiança, liberdade de expressão e credibilidade. Ao leitor pelo acompanhamento, crítica construtiva e comentários que motivam, impulsionam e lisonjeiam.
Que 18 anos signifiquem, acima de tudo, oportunidades de tornarmo-nos melhores com citações reflexivas festivas, políticas, religiosas. Temas da psicologia, filosofia, sociologia. Trabalho, lazer. Turismo, cultura. Do eu e do outro. De amor, amores e amantes. De objetividade e lacunas. Do tudo e do nada.
Que possamos ao longo de todo esse trajeto ter firmado uma grande e variada parceria. E a mesma permaneça fazendo com que o pensar de um possa refletir a vontade do dizer de outros. Outros estes que em seu silêncio, acreditam no que afirmamos.
Muito obrigado, hoje e sempre, à todos pelo carinho, prestígio e o tão importante compartilhar.