Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Tudo na vida é uma questão de acreditarmos ou não. Dizem que quando já fizemos o possível, percebemos que existe espaço para a busca do supostamente impossível.
A luta diária em que o ser humano é obrigatoriamente lançado nos apresenta desafios impressionantes. Desde os corriqueiros, até os que achávamos que não precisaríamos encarar. Mas a providência do universo nos coloca vestes de guerreiros e nos empurra para o combate. E aí, sim, serão desencadeados ou o bom ou o mau combate.
O mau combate estimula a revolta e o inconformismo. Nos vemos e nos veem como vítimas ou como agressores, ambos desequilibrados e impotentes. O primeiro se prostra e se entrega. O segundo, de tanto nadar, cansa e morre na praia.
O bom combate permite que todo e qualquer estímulo, seja positivo ou negativo, possa ser percebido como um sinal a ser observado. Quer nortear, ensinar, mostrar, indicar mudança favorável de rumo.
Quando a notícia é positiva, o usufruir, comemorar e regozijar-se, é por merecimento.
Quando é negativa, o digerir, lançar olhar diferenciado, vivenciar, é para crescimento interior e aperfeiçoamento humano.
Possibilidades existem sempre. Não há problema sem solução. Cabe ao homem entender e aceitar adequadamente o que inteligentemente e emocionalmente se processa.
E a morte? Não é nem problema, nem solução. Apenas uma transposição... É preciso assimilá-la também.