Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Prudência sempre foi uma palavra importante na vida de pessoas que buscam paz e harmonia. Significa estar atento ao movimento do mundo e o equilíbrio de nossas ações para que não se penda a um lado, ou a outro, injustamente.
O imediatismo não leva ninguém a atitudes dotadas de lógica estratégica e matemática. Geralmente joga o sujeito num redemoinho de difícil saída.
A cautela exagerada pode ser misturada e confundida com letargia. Fala de demora demasiada para decisões que quando tomadas a oportunidade já se esvaiu.
O segredo está no viver bem, com garra e otimismo, o agora. Sem pressa e sem espera.
O agora exige nossa participação como protagonistas, queiramos ou não. Então sejamos artistas de primeira linha. Nosso papel no mundo é definido desde o início e de forma simples nos pede respeito e felicidade.
Se respeito, sou afinado com os pressupostos do alto.
Se sou feliz, da minha maneira, é o que basta. Pois nada trouxemos e nada levaremos daqui.
Que o agora nos faça lembrar de atitudes nobres e dignificantes. É ele que nos conduz num oceano de surpresas e provações.
Viemos das profundezas do referido oceano, com tarefas a executar. Fomos colocados para navegar. Seremos devolvidos às mesmas profundezas para não mais aqui voltar, prestar contas do serviço feito e continuar com trabalhos além mares.
Sendo assim, vivamos o agora agindo como se fosse o último movimento respiratório nos sendo ofertado pelo Criador.