Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
História
É um casal originário de Curitiba que se radicou em São Bento do Sul a partir de 1975. Casaram em 1976 quando realmente se fixaram em São Bento do Sul e nesta cidade fizeram e fazem História com a criação do Movimento de Casais. Ele, o Nelson, tem sua oficina de radiadores e componentes. Ela é dona de casa, mas também totalmente envolvida com o Movimento de Casais, que, em São Bento, é obra de criação sua e também se dedica à catequese e outras atividades na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Oxford. O casal tem um filho chamado Júlio César. É uma família exemplar, tal qual se espera que todas sejam - e atribui isso muito ao Movimento de Casais.
Movimento de casais
Ela, a Nilza, recebeu convite de sua irmã para que, como casal, participassem do Movimento de Casais da igreja São João Batista de Curitiba - durante 10 anos participaram do movimento de lá. Aos poucos convidaram alguns casais de São Bento do Sul que os acompanhavam a Curitiba e participavam do Movimento de Casais dessa igreja. Aos poucos começaram a se reunir em São Bento do Sul com a complacência do vigário, padre Humberto Penso, isso a partir de 1996. Hoje participam desse Movimento, em São Bento do Sul, aproximadamente 250 casais. Há os que entram e saem, diz Nilza, e há os que ficam por ficar, mas também há os que fazem história em sua família e na Sociedade. São os que permanecem, se emocionam, captam e desenvolvem os ensinamentos e se tornam criativos. É o que diz Cristo: “Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos” (MT 22,1-14).Nem todos conseguem ser fiéis. Isso depende de muito esforço que produz gratas recompensas.
Finalidade desse movimento
Este movimento de casais tem por objetivo: 1º Conhecer e amar a Deus; 2º Criar uma vida de amor na família, entre o casal e seus filhos; 3º Fazer todas as boas obras possíveis. Há casais que se dão bem entre amigos fora da família, mas não conseguem o mesmo no ambiente familiar. Sem relações harmoniosas o casal sofre muito, mas bem mais ainda os filhos e assim não pode haver progresso, paz e amor. Deus, ao criar o Universo, estabeleceu, entre outras, as três leis cósmicas básicas: Lei da Evolução, Lei da Harmonia e Lei da Vibração. Sem elas não é possível viver feliz, mas para ter felicidade é preciso amar e para amar é fundamental conhecer. E para conhecer, existe, entre outras organizações, o Movimento de Casais.
Atividades do movimento
Diz Nilza que há atividades para arrecadar fundos necessários, mas o dinheiro não deve ser o deus da vida. Quem quer participar não deve ser pego a laço, mas deve ter vontade própria de melhorar sua vida. Este movimento é de uma organização muito livre. Onde está o ser humano há imperfeições, mas estas sempre devem ser superadas. Toda quarta-feira há novena na casa de um casal. Isso já há 18 anos. Todo terceiro sábado do mês há a missa dos casais. Participam de atividades paroquiais. Fazem vigílias, retiros. Realizam visitas a casais. Diz Nilza que às vezes o maior presente é o diálogo e que o ano todo é preciso fazer algo de bom para todos e não só em certas épocas, como em dezembro. “Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e tudo mais vos será dado em acréscimo” (MT 6,33).
São Bento do Sul
Hoje, Nilza, se considera são-bentense. Não voltaria mais a Curitiba, a não ser por vontade expressa de Deus. Diz ela que no começo foi difícil. É um povo que, depois de confiar, faz amizades profundas. Diz, ela, que Deus pôs pessoas espetaculares em seu caminho. Ela quer compartilhar o bem que recebeu.