Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Ser luz
Apesar de sua juventude – nasceu em 1985 –, é alguém que já fez muito e, certamente, muito mais ainda fará, pois tem tudo para isso. Ele é natural de São Bento mesmo. Estudou nas escolas Baselisse Virmond, Celso Ramos Filho, Roberto Grant e nunca mais parou de estudar. Dessa época lembra-se da pureza das relações com seus colegas e professores e tem saudades daqueles tempos dos quais a maioria de seus colegas já não vê mais há vários anos. Alguns, dos que vê, vê realizados – e outros, para sua tristeza, vê decaídos ou em subempregos. O que acha errado, pois quem pode ser mais deve ser mais. Todos nasceram para ser luz e brilhar para o seu próprio bem e o bem de todos. É preciso cuidar bem, pois somente quatro coisas que nunca mais voltam e assim se perdem para sempre:
1. O tempo, depois de passado;
2. A ocasião, depois de perdida;
3. O ato, depois de feito;
4. A palavra, depois de proferida.
Mojox
Ricardo Contesini foi coordenador do Mojox, Grupo de Jovens de Oxford, em 2004 e 2005, 2007 e 2009. Nesse tempo ele criou as Oficinas Mojoquianas, ensinando violão, canto, teatro, oratória, promovendo retiros e desenvolvendo novas lideranças. Com ele o grupo começou com quarenta jovens e terminou com oitenta. Junto com o Rotary Clube de Oxford, promoveu Campanhas de Alimentos e Brinquedos, o chamado Natal Solidário. Nesse período ele conseguiu festejar brilhantemente o aniversário dos trinta anos do Mojox, trazendo todos os fundadores desse grupo. Hoje, apesar de casado, ainda assessora o grupo. Diz ele que é lá que ele se tornou gente e foi também lá que ele encontrou sua esposa Flávia, neta do Fernando Weiss, que já foi objeto dos artigos do Evolução intitulados “Prata da Casa”.
Promitente
Muito mais do que ele já é, ainda mais ele promete ser, não por meras palavras, mas por atos realmente executados ou ainda executando. Já fez curso de técnico em Eletromecânica, curso de Administração Industrial, faz curso superior de Gestão de Processos Industriais, já é professor do Senai em Mecânica Geral e Tornearia Mecânica e ainda faz curso de italiano e de inglês. Na empresa Tecmatic é supervisor de usinagem – isso tudo com apenas 25 anos de idade. Cuidado, Ricardo, dizem que o Diabo quando quer destruir alguém o tenta levar a excessos. Você está de parabéns, mas siga fielmente as Leis Cósmicas da Evolução, do Equilíbrio e da Vibração e assim estarás progredindo sempre e sendo tua própria luz e brilho para todos os demais.
Filantropo
Além de tudo ele ainda participa da JCI, Câmara Júnior Internacional, núcleo de São Bento do Sul, pela qual integra serviços de voluntariado de modo geral. Foi assim que nos dias 17 e 23 de setembro, próximo passado, ele esteve no município catarinense de Rio do Sul por ocasião das últimas grandes enchentes do Rio Itajaí, tendo prestado, junto com colegas da JCI, significativos serviços filantrópicos.
Futuro
Se mais jovens assim existissem, poderíamos esperar, sem dúvida, colher um mundo bem melhor. Felizmente os há, mas deveria havê-los em número ainda bem maior, pois é sempre bem mais fácil fazer o mal do que o bem, embora na colheita e realidade se inverta, a do mal é amarga e de tristes consequências, enquanto que a do bem é sempre maravilhosa e de muita e grande felicidade.