Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

José Kormann, Dr. (Histórias da História)


Dr. José Kormann (Histórias da História)

Historiador


Veja mais colunas de José Kormann, Dr. (Histórias da História)

Prata da Casa - João Adilson Lenczuk

Segunda, 17 de outubro de 2011

Maravilha

Entre tantas podridões do mundo de hoje, existem pessoas felizes de consciência limpa e de clara noção de sua situação entre as benesses da vida que Deus pôs à disposição de todos, mas que - mesmo assim - devem ser conquistadas para que a sensibilidade acorde, a razão se aclare e a consciência tome contato com a realidade concreta da existência. É por isso que luta é a lei da vida, que viver é lutar.

João Adilson é uma dessas pessoas. Vive em plena harmonia com sua esposa Ivone e sua linda filha Catherine Emanuelle, formando uma família simplesmente maravilhosa em companhia de muitos e bons amigos. Diz ele: como é bom ter o respeito e a dignidade de qualquer um, mas - para isso - é necessário saber respeitar e dignificar a todos que se respeitam e se dignificam.

 

Local de origem e trabalho

João Adilson nasceu em União da Vitória, cidade irmã gêmea de Porto União. A primeira é paranaense e a segunda é catarinense. Das duas "nada as separa e tudo as une". São realmente irmãs. Seus primeiros anos escolares foram no município de Paula de Freitas. Fez curso superior de Geografia em União da Vitória. Iniciou sua carreira profissional em Santa Cruz de Timbó, distrito de Porto União. Depois tentou aulas por concurso de ACT (Admissão a Caráter Temporário) em Porto União, Caçador, São Bento do Sul e até beliscou no então recém-criado Estado de Tocantins. Sua mãe estava doente e o aconselhou São Bento do Sul. Foi o que causou sua mudança para esta cidade em 1990 - iniciou suas atividades de eficiente professor na Escola Celso Ramos Filho. Quem - para isso - lhe deu o último cutucão foi Lucilena Sebold, que lhe telefonou sexta-feira para que segunda-feira iniciasse as aulas na referida escola - e foi o que ele fez.

 

Diversificação

Sua escalada não parou. Fez pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi aluno ouvinte em mestrado de Geografia e depois fez curso de Engenharia Ambiental na Fundação Universitária da Região de Blumenau, FURB, e hoje, além de continuar suas atividades de professor, exerce ampla consultoria na área de Engenharia Ambiental para várias empresas. como professor municipal está hoje adido ao Samae para agir na área ambiental, sendo elemento fundamental na criação do Parque Florestal do Samae, às margens da Avenida dos Imigrantes, que o povo de São Bento e mesmo os turistas usufruem plenamente. Diz ele que é possível usar melhor o meio ambiente. Viver sem agredir. Deus perdoa sempre; o homem, às vezes; a natureza, nunca. É fundamental que se lute para viver em harmonia com o ambiente e sem estupidez com as pessoas.

 

São Bento do Sul

João Adilson Lenczuk gosta de São Bento do Sul, é feliz nesta cidade e nela tem bons amigos, embora tenha sentido, inicialmente, um certo preconceito racista de imigração. Um quê de xenofobismo; mas é um povo bom que, depois que a pessoa provou a que veio, gosta, admira e quer bem; e invejosos, detratores e traidores existem em todos os lugares. Apenas é preciso afastar-se deles como o diabo foge da cruz.

Diria o poeta Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". É preciso crescer e aparecer. Imitar a Cristo: "Crescia em graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens". Outro poeta, Gonçalves Dias, canta: "A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes - os bravos, Só pode exaltar".



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA