Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

José Kormann, Dr. (Histórias da História)


Dr. José Kormann (Histórias da História)

Historiador


Veja mais colunas de José Kormann, Dr. (Histórias da História)

Prata da Casa

Segunda, 22 de agosto de 2011

O verdadeiro patrono dos imigrantes

- São João Nepomuceno -

Nunca gostei dos orgulhosos. Daqueles que querem ser mais do que o próprio Deus. Gostam de sobrepor-se a todos. Meu pai, na sua simplicidade, gostava de dizer: "Quem sobe alto demais, é lá desse alto que ele cai e seu tombo é grande". Foi bem em frente à antiga prefeitura de São Bento do Sul que, certo dia, um desses prepotentes perguntou a uma pessoa bem humilde sobre como ela ia na vida - e esta, de pronto, respondeu:

- Se Deus ajudar, tudo vai bem.

Ao se afastar dali esta pessoa religiosa, o orgulhoso comentou aos bajuladores a seu redor:

- É claro que quem nada de bom pode esperar desse mundo, só lhe resta esperar de Deus. - E logo uma boa gargalhada ali estourou de seus apaniguados que assim, na totalidade, apoiaram a ideia desse senhor que se considerava o todo poderoso e muito dono da situação, mas poucos dias depois ele encontrou o fim de sua vida em morte repentina. Foi-se, assim, quem muito quis esperar desse mundo.

Numa reunião do secretariado municipal outro "sabe-tudo e todo poderoso prepotente" tripudiou negativamente, sem um mínimo de conhecimento de História, sobre o patrono dos primeiros imigrantes de São Bento do Sul, São João Nepomuceno. Para deixar as coisas, sobre esse assunto, um pouco mais claras, vamos ao texto escrito após ampla pesquisa, inclusive in loco, pelo glorioso filho de São Bento do Sul, o padre Francisco Robl, irmão do não menos célebre Padre Afonso Robl. Eis o texto:

"Na nossa antiga Igreja Matriz de São Bento do Sul, uma linda igreja gótica. Hoje dela, só saudosa memória. Onde? Lá no alto ela estava de sentinela dia e noite! Sua majestosa torre apontava o infinito!

Solenemente foi colocada a pedra fundamental no dia 8 de dezembro de 1901. Inaugurada a 6 de janeiro de 1907. Construída com sacrifícios incalculáveis!

No seu interior, convite à piedade! O imponente altar chamava atenção. Ornamentado pelas irmãs com sempre aprimorado bom gosto. Neste templo sagrado, missas solenes pelo Natal e Páscoa! O magnífico coral a quatro vozes! Bem visível no altar-mor, além do crucifixo, uma bela imagem de São João Nepomuceno.

Refiro-me à igreja demolida em 1954. Para a época valia: 'É impossível construir sem destruir'.

Hoje, a imagem de São João Nepomuceno? Eis uma explicação não muito confiável: uma capela do interior foi consumida pelo fogo e, possivelmente, a imagem estando nesta ermida, também teria pago seu tributo em cinzas.

Na atual Matriz Puríssimo Coração de Maria existe um lindo vitrô deste santo. Observa-se bem o seu dedo indicador sobre os lábios. Significa: 'Eu não podia falar'. No calendário dos santos a igreja faz memória de São João Nepomuceno dia 16 de maio.

Que o santo lá do céu interceda junto a Deus por toda São Bento, pelos descendentes dos ancestrais germânicos e por outras etnias que fizeram a grandeza de nossa gente".

Vamos ver a História deste santo, sempre nas palavras do padre Francisco Robl, que, além de estudá-lo, como bom descendente dos imigrantes da Boêmia, lá do velho Böhmerwald, esteve no lugar dos fatos e viu sua língua conservada até hoje na Catedral de Praga, República Tcheca. (continua próxima edição)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA