Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Líder firme e persistente
Há muitos e muitos anos faz parte da diretoria da igreja São José de Serra Alta. Hoje é coordenador do CPC – Conselho Paroquial Comunitário. Já fez e ainda faz muitos cursos em Joinville para melhor poder se desincumbir de suas tarefas de verdadeiro líder comunitário. Todas as festas desta igreja têm sua decisiva participação. José Ianoski é ministro da comunhão há 28 anos e também ministro do matrimônio. Já viajou longe, sempre com seu próprio veículo, para realizar casamentos. Faz muitas visitas a doentes levando a comunhão. Há 14 anos que visita o mesmo enfermo cujos olhos se enchem de lágrimas ao receber a santa comunhão. Diz, ele, que tudo isso é uma recompensa imensamente gratificante. Felizmente existem pessoas de grande e profundo amor e que até não gostam de aparecer.
Quem é
É natural de Rio Branco, município de Mafra. Lá trabalhou num posto de gasolina por cinco anos e depois trabalhou, para o mesmo patrão, em Corupá, também num posto de gasolina. Em 1972 mudou-se a São Bento do Sul. Veio a São Bento sem nada. Começou a trabalhar na Móveis Danilo. Depois na Móveis Real e, finalmente, na Móveis Francini, na qual se aposentou – mas como aposentado trabalhou mais quinze anos. Agora trabalha na estofaria do filho nos fundos da própria residência. Só em São Bento fez sete mudanças até encontrar sua própria residência definitiva. Mas é, como ele mesmo diz, aos poucos que tudo se vai encaixando. Para quem é honesto e trabalhador, lentamente tudo acaba por dar certo.
A família
Sua esposa é Anésia, de família Stafen. Criaram oito filhos. Ela trabalhava com registro em carteira, mas fazia o trabalho em casa, por produção, e assim conseguia cuidar dos filhos. Além disso, ela foi catequista por dezesseis anos em Serra Alta e ainda fins de semana ajudava na comunidade como ministra da comunhão na igreja São José. Hoje, de muletas, ela ainda faz serviço de casa e ajuda o dia inteiro na estofaria fazendo costuras. José Ianoski, falando de sua esposa, se emociona e diz: “Se não fosse minha mulher, não sei onde eu estaria hoje.” O casal já têm doze netos e duas bisnetas. Todos os filhos são frutos que caíram perto tronco. São bastante iguais aos pais. Frequentemente todos se reúnem em família no lar paterno. É uma família que com muitas lutas, coragem, decisão e profundo amor, deu certo e o casal feliz, em plena atividade, caminha para suas bodas de ouro que não estão longe.
A comunidade católica de Serra Alta
José Ianoski elogia a comunidade, dizendo que “A mão divina está no meio de tudo”. O objetivo da equipe é estar sempre unida e sempre trabalhar para o bem de todos. É até uma frase da Bíblia que diz: “Oh! Como é bom e como belo viverem os irmãos unidos”. Diz ele que os jovens desta comunidade são muito atuantes, o que augura um futuro promissor. No conjunto vê-se uma grande prosperidade. Sempre, em tudo, existe um bom entendimento. Toda equipe pensa unida. Merece destaque a grande sintonia entre as pastorais. Na parte religiosa, se não está 100%, pelo menos se chega ao ótimo o que, por si só, já é grande coisa.
Um belo exemplo
Quando nos dias atuais tanta podridão é divulgada pela grande mídia a tal ponto de muitos acharem que isso é e deve ser a normalidade da vida, temos – entre nós – belos exemplos de verdadeiro altruísmo. Precisamos conhecê-los.