Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Vários aspectos dos primeiros tempos
Nanci nasceu em Curitiba, mas já aos três anos de idade foi, com seus familiares, morar em Lages. Lá ela fez todos os seus estudos, culminando ali com seu curso superior em Contabilidade na Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), em 1996. Sempre foi excelente aluna, a tal ponto de, mesmo pegando alguns professores terríveis, ser a segunda melhor colocada de todo curso, apesar de, no final do curso, enfrentar uma gravidez e se tornar mamãe. Todas as mães sabem o que isso significa e alguns pais também o entendem. Já morando em São Bento do Sul, fez pós-graduação em sua área de formação na Universidade Federal de Santa Catarina.
Casamento
Feliz de quem casa bem, mas isso não depende só de um. Diz um adágio que “uma andorinha só não faz verão”. Para um bom casal, a felicidade se constrói, aos poucos, e, no mínimo, a dois. Nanci Aparecida casou com Edson Lima. Ele é formado em Administração de Empresas com especialização em Administração de Condomínios. Desse casamento surgiu um belo rebento de nome Gabriel, que já está no último ano do Ensino Médio e já gosta de ajudar no escritório dos pais. O curioso é que Nanci e Edson, morando na cidade catarinense de Lages, no mesmo bairro da cidade, começaram a trabalhar com 14 anos, e foram empregados na mesma empresa, mas só se conheceram na faculdade. Tais são as coisas desse mundo.
Vida profissional
Nanci começou a trabalhar muito cedo (Trabalhar nunca fez mal a ninguém. O não trabalhar logo é que faz mal a muitos. Estamos falando de trabalhar e não de mourejar.) Seu primeiro emprego foi numa indústria. Depois trabalhou no comércio e, a seguir, numa empresa começou a trabalhar no setor de contabilidade – encontrando sua profissão definitiva. Veio a São Bento do Sul com marido e filho em 2001 e começou a trabalhar na firma Famacris como contadora. Depois trabalhou na multinacional Summit Paints do Brasil como administradora. Em 2007 abriu seu próprio Escritório NK Gestão Contábil e Administradora de Condomínios Ltda. Hoje, está solidamente estabelecida com sua família.
É nas crises que se progride
Com o objetivo de vencer na vida, vieram a São Bento do Sul, que selecionaram num exame cuidadoso entre muitas. O melhor emprego que ela já teve foi na Summit Paints do Brasil, em São Bento do Sul, mas esta fechou e Nanci ficou sem saber o que fazer. São Bento estava passando período de violenta crise econômica. Tiveram que decidir. Resolveram acreditar em si mesmos. Diz Nanci: “Crise é a gente que cria e dessa forma a crise está onde a gente está”. E assim decidiram abrir o escritório bem no meio da crise e ficaram nesta cidade tranquila, bonita e honesta, que tanto condiz com a contabilidade. Hoje a maior parte de seus fregueses é de administração de condomínios, mas também há os de contabilidade.
Ainda mais desejos
Nanci Aparecida Kostolovicz Chaves tem ainda sonhos a serem realizados. Um deles é o de atuar na Educação. Diz ela que seu pai era brizolista convicto e Leonel de Moura Brizola trabalhava muito pela educação e seu pai gostava disso e algo desse gosto ela também pegou. Diz Nanci que um de seus sonhos aqui em São Bento do Sul ainda é fazer algo pela educação. Enquanto ela era aluna na faculdade, alguns professores a decepcionaram muito, especialmente um deles. Diz ela que alguns trabalham só por dinheiro ou para fazer algumas horas além de seu trabalho comum e assim ganhar um pouco mais, mas o bom professor, por entre profissionalismo bem ou mal remunerado, deve agir com altíssimas doses de amor, caso contrário pode até a instrução se fazer, mas a educação acaba por se perder.