Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Maioridade por progresso nos estudos
Segundo o Código Civil de 1916 – e o de 2002 o mantém –, quem termina o curso superior quando ainda em menor idade, atinge, compulsoriamente, a maioridade. É o que aconteceu com Cleverson Israel Minikovsky quando terminou o curso de Filosofia em Brusque. Entre muitos mil alunos, é o único. Começou cedo, nunca reprovou e sempre foi muito firme nos estudos, sendo um bom e belo exemplo para todos, especialmente seus colegas.
Origem do nome Minikovsky
Este nome surgiu na Rússia há mais de 2000 anos. Era uma localidade chamada Min Kov. Muitos saíram de lá. Os que ficaram na Rússia receberam o nome de minicovits e os que emigraram para a Polônia foram, lá, chamados de Minicoski. O final “ki” nos nomes poloneses surgiu em virtude do Yan (João) Sobieski, que em 1683 salvou a cultura europeia, derrotando os turcos às portas de Viena. Os que lutaram na batalha receberam o direito do terminal “ki” em seu nome - no caso dos Minikovsky, virou “ky”. Foi o trisavô de Cleverson que emigrou para o Brasil vindo da Prússia Oriental, de Gedansk.
Algo de sua vida
Cleverson Israel Minikovsky nasceu a 18 de junho de 1979. Fez seu curso primário no Colégio São José, com as freiras da Divina Providência. A 5ª e a 6ª séries fez com os irmãos maristas no Colégio São Bento. A 7ª e a 8ª séries cursou no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá. O 1º e o 2º anos do Ensino Médio estudou no Instituto Dehonista de Curitiba – e o 3º ano desse ensino fez novamente no Seminário de Corupá. De lá, fez o curso superior de Filosofia em Brusque e, finalmente, cursou Direito na Univille – colando grau em 2005, cursando depois um curso de Direito Trabalhista.
Vida profissional
Legalmente ainda considerado jovem advogado, mas está em plena atividade advocatícia. É colunista do jornal Evolução e do jornal “Liberdade”. Na Rádio Liberdade, faz o programa “Filosofia é Liberdade”. É um escritor profícuo e de profundo saber. Tão jovem que é, já publicou dez livros sobre Filosofia, História e Direito Tributário. É um verdadeiro Prata da Casa de muita e contínua atividade. Promete um grande futuro.
Futuro
Cleverson Israel Minikovsky quer ainda fazer mais cursos universitários. Ele adentrou verdadeiramente pelas trilhas da formação permanente. É simplesmente apaixonado pelo estudo. Está lendo pela 12ª vez a Bíblia. O casal Cleverson e Sônia está esperando para o próximo mês o nascimento do primeiro filhinho, o que para eles é uma verdadeira bênção e uma profundíssima alegria. Este casal, Cleverson Israel Minikovsky e sua esposa Sônia Maria Varella Minikovsky, está cada vez mais transformando seu lar num verdadeiro ninho de amor.
Não há problemas
Quem lê ou estuda a vida de alguém de sucesso chega a pensar que na vida dele não há e nunca houve problemas. Parece ser tudo um mar de rosas. Só que esquecem que as rosas também têm espinhos e que quando se chega à calmaria do mar da vitória é porque os espinhos foram vencidos. E, ainda, convém nunca esquecer que nos mares mais calmos também acontecem tormentas e, às vezes, das bem grandes. É por isso que se diz: luta é a lei da vida; viver é lutar. É um luta sem fim e para a qual cada dia devemos estar cada vez mais e sempre melhor preparados. Ser ou não ser, eis a questão. Luta é a lei da vida. Viver é lutar. A vida é combate que fracos a bate; que os fortes os bravos só pode exaltar. Não adianta chorar, isso é assim mesmo. Sofre menos quem luta mais, quem não se entrega. Até São Paulo diz: “Combati o bom combate, guardei a Fé; só aguardo a coroa da recompensa”.