Dr. José Kormann (A História da Câmara de São Bento do Sul)
Historiador
Foi praticamente nos últimos dois anos do século XX que, a conselho de Pedro Skiba, publicamos no Jornal Evolução a HISTÓRIA DOS PREFEITOS DE SÃO BENTO DO SUL E A HISTÓRIA DE SUA GESTÃO. Esse conjunto de artigos semanais foi, depois, transformado em livro que contém o mesmo nome e no qual este acervo foi revisto e devidamente melhor arrumado atendendo as ideias de muitos leitores atentos e conhecedores da história destes prefeitos e de seus atos governamentais que fizeram com que São Bento do Sul e seu povo, dentro da História do Brasil, fizessem com que esta unidade catarinense se tornasse aquilo que hoje é.
Foi aí que Pedro Skiba nos deu a sugestão de fazermos o mesmo em relação à Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Dissemos que sim, mas o protelamento foi longo devido a interferência constante de outros trabalhos que se interpunham uns aos outros. Mas aos poucos, contudo, fomos coletando material e finalmente a obra ficou pronta e assim resolvemos usar o mesmo procedimento: publicar primeiro no jornal, ouvir as críticas e depois transformar tudo num novo livro que assim estará contribuindo para melhor conhecer a História, pois quem não a conhece está sujeito a repetir os seus erros.
Parabéns a Pedro Skiba que assim, mais uma vez, interfere para que a cultura possa sempre caminhar avante. O mundo é formado por ideias concretizadas, ou seja, tendências que se transformam em ideias e que, se bem aproveitadas, fazem os fatos que formam novas tendências das quais nascem novas ideias e estas se transformam em novos atos. É o caminhar da História rumo ao progresso que, mais uma vez, queremos registrar para o bem de todos.
São XI capítulos que tratam dos seguintes temas: São Bento do Sul, colônia agrícola; a Câmara são-bentense no Brasil Imperial; a Câmara são-bentense na República da Espada; a Câmara são-bentense na política republicana do café-com-leite; a Câmara são-bentense durante a ditadura de Getúlio Vargas; a Câmara são-bentense na presidência de Eurico Gaspar Dutra; a Câmara são-bentense na presidência da Getúlio Vargas e seus subsequentes; a Câmara são-bentense na primeira república populista; a Câmara são-bentense durante o governo militar; a Câmara são-bentense durante a segunda república populista; e vereadores de especial destaque. E, é claro, temos mais a introdução e a conclusão.
Obs.: Assim, com mais a introdução e a conclusão deste livro, serão 13 semanas que nas edições do Jornal Evolução aparecerão, em suas edições semanais, os capítulos deste livro até o dia 05 de setembro deste ano quando então, com mais um curto tempo, o livro poderá ser publicado ainda este ano.
Prof. Dr. José Kormann