Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Henrique Fendrich

rikerichgmail.com

Henrique Fendrich (Crônica de São Bento)

Jornalista são-bentense residindo em Brasília/DF


Veja mais colunas de Henrique Fendrich

Aí vem a chuva

Segunda, 19 de setembro de 2011

Não, dessa vez não é chuva para Santa Catarina - fiquem tranquilos. Seria até muito conveniente, para não dizer bastante gentil, que as cidades que recebem chuvas demais dessem um jeito de transportar o excesso para as que recebem de menos. Ou seja, Brasília. Já se vão cem dias sem que gota alguma caia do céu por aqui. Parece preconceito. São Pedro olha lá de cima e diz "Cidade de safado! Políticos corruptos! Não vão ganhar mais nada de mim!".

Ultimamente, ouço pessoas me perguntarem como está sendo passar esses dias de calor por aqui. Minha primeira reação é de espanto, porque não havia reparado que estávamos em dias de calor. Para mim o calor é um só e dura o tempo todo. Ou seja, não existem dias de calor. Mas é possível que eles estejam certos - sou meio lerdo para perceber essas coisas.

Sei, no entanto, que estamos próximos à chegada da primavera, essa estação que parece só existir no sul. Por aqui as coisas se dividem, basicamente, entre período de secas e de chuvas. Fiquei admirado um dia desses quando me dei conta que não existe garoa em Brasília. Ah, aquela garoa fina e chata que eu senti tantas vezes em São Bento, aquela garoa que às vezes já está caindo quando a gente acorda e que dura o dia todo. Às vezes aumenta, às vezes diminui, às vezes para - não se decide! E nós, por conta dessa indecisão, também hesitamos: devemos manter os compromissos do dia ou é melhor adiar? Acabamos decidindo só na última hora.

Pois aqui não existe nada disso. Ninguém é surpreendido ao abrir a janela pela manhã. Se começa a chover, já estamos todos sabendo desde sempre, tamanha é a força e o barulho que causa. São como as chuvas de verão em São Bento e, por serem assim, também não costumam durar muito. E às vezes o sol volta tão rapidamente, e tão ardido, que a impressão que se tem é de que São Pedro simplesmente apertou algum botão, ou mudou a posição em algum interruptor. Mas de repente, entediado, resolve fazer o movimento inverso e encharcar todos os brasilienses.

 

Preparativos para a chuva

Isso no tempo das chuvas. Hoje ainda estamos no tempo das secas. Outro dia li no "Correio Braziliense" que a cidade estava se preparando para a época das chuvas. O amigo de São Bento é capaz de imaginar isso? Uma cidade que precisa se preparar para receber as chuvas? Em São Joaquim, o povo se prepara é para a neve. Talvez fosse a hora de Brasília insistir também no turismo climático. Multidões virão para cá entre os meses de setembro e outubro com o único objetivo de testemunhar o início das chuvas na cidade. Muitos se decepcionarão: passarão o fim de semana inteiro por aqui sem ver uma gota sequer.

Ah, mas como serão felizes aqueles que estiverem na cidade no exato momento em que o fenômeno da chuva chegar! Ela fatalmente chegará de repente, e se fará anunciar com alguns poucos pingos, antes de desabar de vez. E, assim que perceberem, os turistas sairão dos hotéis para tirar fotos, e se molhar na rua, e pular nas poças, e não temer os resfriados, e cantar Singin' in the rain, e se divertir a valer, e, sobretudo, celebrar o perdão de Brasília: pois, apesar de tudo, ainda chove na cidade.

Here comes the rain, little darling!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA