Psicóloga
A ansiedade é caracterizada por um conjunto de alterações físicas como sudorese, tremores, taquicardia, boca seca, etc..Mas, a causa desse conjunto de sensações físicas desagradáveis geralmente é emocional. Nossa que coisa confusa! E é mesmo. Como a ansiedade aparece marcadamente no corpo a tendência é tentar acalmar os sintomas físicos e não resolver a questão emocional, geralmente relacional, que desencadeou a situação ansiosa.
E nestas situações adivinhem quem aparece como um ótimo calmante? A comida, claro! E a comida tem o poder de acalmar o corpo mesmo, mas não resolve o problema.
Ok, não dá pra ignorar toda a alteração física, ela existe! Sim, o corpo muda e incomoda muito quando a ansiedade vem.
Então, o que fazer? Os cuidados quando a ansiedade acontece visam duas coisas: acalmar o corpo e resolver o disparador da ansiedade!
Para acalmar o corpo atividade física, dança, meditação e acredite: conversar, desabafar mesmo, funcionam muito bem.
Para resolver o disparador da ansiedade primeiro é necessário descobrir qual é, ou quais. Mas não pára por aí, pare para pensar no que você está fazendo para resolver o que lhe incomoda. É preciso falar a respeito, mas agora não é desabafo, é uma fala cheia. Cheia de perspectivas, significações e com possibilidade de resolução dos problemas.
Se não conseguir sozinho, procure ajuda!