Segundo secretário é definido e projetos são discutidos em sessão
Diversos Projetos de Lei vindos do Executivo e Legislativo foram discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta segunda-feira (17). No total, seis projetos do Executivo e cinco do Legislativo entraram em primeira discussão. Já na segunda discussão entraram seis projetos do Executivo e dois do Legislativo, seguindo para a votação. Ainda foram lidas três moções, dois requerimentos e 15 indicações.
O Projeto de Lei 004/2025, que pretende desapropriar um terreno do Loteamento Santa Fé, no bairro Centenário, a fim de criar uma via de acesso, foi aprovado por unanimidade. A iniciativa pretende facilitar a rota do transporte escolar e coletivo na localidade, com o investimento de R$ 110.565,19. Nesta sessão, inclusive, alguns moradores do Loteamento Santa Fé marcaram presença para acompanhar a votação. O vereador Vilson da Silva aproveitou a oportunidade e agradeceu a presença de todos.
Vindo do Legislativo, o Projeto de Lei 002/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que pretende instituir a Semana Alemã (Deutsche Woche) em São Bento do Sul, foi aprovado. A vereadora acrescentou que a iniciativa visa manter a tradição da cidade e também ativar o turismo e o intercâmbio cultural. A vereadora Terezinha Dybas, durante a discussão, manifestou apreço ao projeto. “A imigração alemã foi uma das maiores em nossa cidade. Isso vai preservar a cultura”, citou.
Mesa diretora
Conforme anunciado na reunião anterior, nesta segunda-feira ocorreu a escolha do segundo secretário da mesa diretora da Câmara. Somente o vereador Rodrigo Vargas manifestou o interesse. Todos os vereadores votaram e aprovaram, com exceção de Joelmir Bogo, que se absteve.
Manifestação
Antes do início da sessão, o presidente Gilmar Pollum pediu um minuto de silêncio pelo assassinato de Josicler Pieckocz, morta a marteladas na última semana, em Piên - PR. Um dos suspeitos do crime é o marido e ex-vereador Leonides Maahs. No decorrer da sessão, a vereadora e Procuradora da Mulher, Cátia Friedrich, comentou sobre o cartaz pendurado na mesa diretora, demonstrando revolta e solidariedade. “Isso é reflexo de uma sociedade que ainda padece desse mal que assola não somente as mulheres, mas também as famílias e instituições. Eu me pergunto: o que ainda falta? Informação, falta de punição ou a certeza da impunidade?”, indagou. Cátia também reforçou que todas as vereadoras usaram preto propositalmente durante a reunião como forma de demonstrar o luto.
Sessão Extraordinária
A Palavra Livre desta segunda-feira foi retirada do protocolo por conta da grande demanda de projetos, mas, também, por conta da primeira sessão Extraordinária, que ocorreu em seguida da reunião. O presidente Gilmar Pollum convocou todos os vereadores para tratar dos Projetos de Lei do Executivo 003/2025, que dispõe sobre o reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de São Bento do Sul - Ipresbs, e 018/2025, que objetiva a alteração na redação da Lei nº 5143/2024, que dispõe sobre os benefícios eventuais da Política Municipal de Assistência Social de São Bento do Sul, prevendo um cofinanciamento no valor de R$ 155 mil, a fim de auxiliar em eventuais ocorrências, como enchentes, vendavais e outros episódios que requerem assistência.
Por conta dos prazos dos referidos projetos, os vereadores fizeram a segunda discussão na sessão extraordinária, bem como a votação. Ambos foram aprovados por todos os vereadores.