Caçador - Wilian Alexi, de São Bento do Sul, foi o vencedor, nesta quarta-feira (24), da prova de cross-country, última prova do ciclismo dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Osmar Groskopft, também de São Bento, ficou com a medalha de prata. Mas ao final foi Criciúma quem comemorou, pois com o terceiro lugar do ciclista Michel Pereira da Silva, a equipe somou 101 pontos e garantiu o primeiro lugar na classificação geral.
A pontuação foi atingida com as conquistas das medalhas de ouro nas provas de resistência e no contra-relógio, além do bronze no BMX, provas que compõem o ciclismo da Olesc. É o sétimo título dos criciumenses. São Bento do Sul terminou a competição em segundo lugar, com 41 pontos, e Brusque ficou em terceiro, com 23.
Na prova do cross-country, um dos momentos marcantes foi a participação do atleta Eduardo Sanches, de Joinville, que, mesmo deficiente físico, sem o braço direito, conseguiu finalizar a prova. Faltando três voltas para terminar a competição, o câmbio de sua bicicleta quebrou e ele a empurrou até o final, faltando 15 quilômetros para cruzar a faixa de chegada. Eduardo completou a prova em 30º lugar e foi aplaudido por todos que estavam na pista do Parque das Araucárias.
Após conquistar o titulo, Gustavo Freitas, o Maninho, técnico de Criciúma e da Seleção Brasileira Júnior de Ciclismo de estrada disse que o titulo foi o resultado de muito trabalho e perseverança dos seus atletas.
O heptacampeonato do ciclismo de Criciúma, único troféu da quarta-feira, não alterou as primeiras colocações do quadro geral dos 24º Joguinhos. Blumenau segue na liderança com 49 pontos, seguido de Joinville, com 40 e Cricúma, na terciera posição, com 39.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são uma promoção da Fesporte com apoio da prefeitura de Caçador e das Secretarias de Desenvolvimento Regional.