Competição ocorre na Áustria, de 20 a 27 de agosto. Catarinenses foram classificados por meio dos Jogos do SESI
Florianópolis - Dois trabalhadores-atletas catarinenses representarão o Brasil no Campeonato Mundial de Natação do Trabalhador, que ocorre de 20 a 27 de agosto, em Bad Radkersburg, na Aústria. Beatriz Haskel, da Celesc, de Blumenau, e Paulo Horst, da Santa Helena, de Joinville, integram a delegação do SESI Nacional. O campeonato faz parte do Calendário da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT) e terá a participação de trabalhadores-atletas de sete países.
Para conquistar vagas no campeonato mundial, os industriários participaram de etapas local, regional, estadual, sul-brasileira e nacional dos Jogos do SESI. A delegação brasileira é composta por 30 atletas, representantes de 21 empresas. Na Áustria, os brasileiros vão disputar medalhas de ouro, prata e bronze com representantes da China, Holanda, Bélgica, França, Itália e Bulgária, além da Áustria. Durante a competição serão disputadas 34provas masculinas e femininas, na categoria máster, para atletas acima de 20 anos. As provas incluem nado de 200 e 100 metros borboleta, 200 e 50 metros livres, 200 e 100 metros costas, 100 e 50 metros peito, 200 metros medley individual e revezamento 4x50 metros. Dos 30 brasileiros no torneio, 15 são mulheres e 15 homens.
As competições estimulam os colaboradores a desenvolverem valores do esporte, como trabalho em equipe, garra, comprometimento e a empregarem o aprendizado no dia a dia dentro da empresa. Desde 1995 o SESI representa o Brasil nas competições internacionais voltadas aos trabalhadores da indústria.
CSIT
A Confederação Esportiva Internacional do Trabalho é uma organização que congrega as entidades internacionais de regulação de modalidades de esportes. São membros da confederação 35 organizações de 29 países. O SESI é a única entidade brasileira membro da CSIT.
A participação de brasileiros em campeonatos mundiais de trabalhadores é organizada pelo SESI, que promove o esporte junto às empresas com jogos municipais, estaduais, regionais e seletivas nacionais. Os torneios definem os atletas que participarão dos mundiais em diversas modalidades esportivas como xadrez, tênis e vôlei, por exemplo.
O Brasil participa dos campeonatos da CSIT desde 1999 e foi campeão do Mundial de Natação na edição de 2007, realizada em Blumenau, Santa Catarina. Em 2013, o Brasil receberá o Mundial do Trabalhador da CSIT, que terá diversas modalidades esportivas e será realizado no Rio de Janeiro.