De janeiro a junho deste ano, 1038 canoinhenses fizeram sua carteira de trabalho. Adilson Freitas é uma destas pessoas, aos 16 anos ele reuniu os documentos solicitados e deu entrada no pedido de sua primeira carteira. Freitas mora na Cohab I e cursa a primeira série do ensino médio, ainda não decidiu qual profissão pretende seguir mas sabe da importância de trabalhar com registro. " Vou fazer a carteira para poder procurar um emprego", conta o estudante.
Trabalhar com carteira assinada permite a comprovação de tempo de serviço para garantir a aposentadoria. A carteira de trabalho garante ainda benefícios previdenciários como licença-maternidade, auxílio doença, etc. "É importante que as pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho já tenham a CTPS, não esperem para emitir o documento somente depois de ter contrato encaminhado", orienta o secretário de desenvolvimento econômico, Juliano Seleme.
A CTPS pode ser feita após completar 16 anos de idade, quem optar por fazer a carteira de trabalho antes disso precisa comprovar que está matriculado em um curso profissionalizante. Para aqueles que estão com apenas uma folha no documento, a dica é que não deixe encerrar para depois buscar a segunda via da carteira.
Documentos necessários
Para a confecção da primeira carteira de trabalho é necessário comparecer ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho de Canoinhas portando os seguintes documentos: Uma foto 3x4, identidade, CPF e pesquisa do PIS - que deverá ser retirada na Caixa Econômica Federal. Quem possuir carteira de habilitação e título de eleitor também deverá apresentar estes documentos. Em caso de extravio da CTPS deve ser apresentado, além dos documentos, o boletim de ocorrência.
O posto de atendimento do Ministério do Trabalho está localizado na prefeitura de Canoinhas e atende de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3621 7721.