A prática de dar esmola não alivia em nada a situação dos moradores de rua. Esse é o foco da campanha que preconiza que “dar esmola não dá futuro”. No caso de Mafra, a esmola promove a situação de mendicância, além de contribuir para alimentar vícios. Com este consenso, os participantes da reunião decidiram lançar a campanha junto à população no dia 14 de setembro, oferecendo informação e atividades para crianças e adultos, em local a ser definido. Além disso, a população mafrense será conclamada a ser solidária, contribuindo com doação de alimentos ou roupas para instituições necessitadas.
Não dê esmola. Dê a mão
A Secretaria de Assistência Social possui diversos programas de atendimento à criança, ao jovem, ao adulto e ao idoso e conta com uma equipe de profissionais para atendimentos e encaminhamentos. Segundo Kátia, a secretaria está esforçando-se no combate à prática da esmola, a fim de proporcionar à população de rua uma oportunidade de resgate social. “Não podemos obrigar as pessoas a saírem da rua, ou a ir para um abrigo ou voltar para suas famílias, ou até mesmo voltar para a própria casa. Essa população conta com a boa vontade das pessoas e fica na mendicância”, disse. A campanha vem justamente para mostrar à população que ser solidário não é dar esmola, mas fazer com que o outro saia dessa situação de vulnerabilidade dando oportunidade de reintegração, de convívio, de trabalho.
Assistência
Aberta ao público-alvo de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Assistência Social e Habitação atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Para ser atendido, basta comparecer à unidade localizada na rua Benemérito Pedro Kuss, s/n, antiga Estação Ferroviária, de preferência, munido de documentos.
Como avisar sobre situações de vulnerabilidade
A Secretaria dispõe de um telefone para este tipo de atendimento: 47 3645-5085, que funciona durante o horário de expediente.
Ligue para que a Prefeitura possa buscar uma solução para a situação de vulnerabilidade que estas pessoas estão enfrentando. Mostre consciência e atitude de verdade: “não dê esmola”.