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Porto de Itajaí prevê voltar operar contêiner no início de 2024, diz superintendente

Sexta, 17 de novembro de 2023

 
Em reunião da FIESC, nesta quinta, dia 16, Fábio da Veiga informou que a ANTAQ está analisando recursos administrativos interpostos pela 1ª, 2ª e 4ª colocadas no processo de arrendamento transitório, mas que, nos próximos dias, a agência deve declarar a vencedora
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Porto está há praticamente um ano sem movimentar contêiner (foto: divulgação Porto de Itajaí)

Florianópolis, 16.11.2023 - O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, disse que a previsão é que as operações de navios de contêiner no porto sejam retomadas no início de 2024. Ele participou, de forma virtual, da reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias (FIESC), nesta quinta-feira, dia 16. O porto está há praticamente um ano sem operar contêiner e aguarda a definição, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da empresa vencedora do processo de arrendamento transitório do Porto (contrato de dois anos).

Após as desclassificações da primeira e segunda colocadas, em 2 e 20 de outubro, a comissão de licitação da ANTAQ convocou o terceiro lugar, a Teconnave Terminal de Contêineres, de Navegantes, que foi a empresa que apresentou a terceira maior proposta, com o montante de 35.000 TEUs/mês. Veiga explicou que a primeira, a segunda e a quarta colocadas ingressaram com recursos administrativos. Então, no momento, a comissão está analisando os recursos e, nos próximos dias, vai declarar a finalização do processo com a vencedora. 

“Conversei, na terça-feira à tarde, com o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, e ele pontuou a extrema prioridade que a agência tem concedido ao assunto. Esperamos que, ainda neste mês, seja possível assinar com a vencedora para já iniciar o processo de alfandegamento do terminal de contêineres”, declarou. Ele ressaltou que esse processo tende a ser rápido porque o sistema de segurança e outros equipamentos já estão instalados (foram doados pela APM Terminals, antiga operadora do terminal). “Esperamos já no início de 2024, ou seja, daqui a 45 dias, operar navios de contêineres”, prevê. 

Outro assunto abordado foi a execução da segunda etapa da bacia de evolução do porto, que permitirá receber navios de 400 metros de comprimento. O superintendente informou que essa obra será feita pelo arrendatário definitivo (contrato de 35 anos). Ele afirmou também que a draga que fará a manutenção da profundidade do canal de acesso e da bacia de evolução chega hoje e vai trabalhar pelo menos 45 dias para alcançar a profundidade contratada. 

Reflexos em Imbituba: A situação de Itajaí tem afetado a operação de outros portos, como é o caso de Imbituba, que passou a receber um elevado número de contêineres. Com isso, houve morosidade no atendimento e na liberação das cargas. Na reunião da FIESC, Marco Antônio, diretor de planejamento operacional da Santos Brasil, que opera o terminal de contêineres de Imbituba, explicou que, entre os desafios que geraram morosidade, estão: o processo documental de liberação de mercadoria, o excesso de contêineres que pressionou a estrutura de movimentação e o transporte de cargas. Apesar disso, ele salientou que o terminal “nunca deixou de entregar uma carga” e que tem mais de 40 funcionários do terminal de Santos que estão trabalhando em Imbituba para dar celeridade.



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