Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Região Sul: 65,8% das dívidas negativadas em julho foram pagas ou renegociadas em até 60 dias

Sexta, 17 de novembro de 2023

 

Visão nacional mostrou que setor de “Bancos e Cartões” foi o mais contemplado no período

São Paulo, 16 de novembro de 2023 – Do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho no Sul do país, 65,8% delas foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que o Rio Grande do Sul teve a melhor performance da região (68,7%). Veja no gráfico a seguir as outras Unidades Federativas locais (UFs):

Na visão nacional, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho, 59,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Os dados mostram, também, que as contas cujos valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as maiores contempladas, com 68,0% de pagamentos. Veja no gráfico e na tabela a seguir os dados semestrais em detalhes:

“Em 2023, o indicador de recuperação de crédito dos consumidores tem performado melhor que o ano anterior, pois desde janeiro, demonstra percentuais maiores que os respectivos meses de 2022. Trata-se de uma tendência impulsionada por fatores macroeconômicos como a redução da inflação, o aumento de postos de trabalho emprego e, mais recentemente, a queda dos juros”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

A visão por setores das dívidas sanadas revelou que “Bancos e Cartões” continuou sendo o foco dos consumidores: do total de contas negativadas nesta área, 73,2% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após a negativação em julho. O segmento que menos recebeu pagamentos foi o de “Telefonia” (8,6%). Veja no gráfico a seguir a visão completa, além da comparação com o mesmo mês de 2022:

 

Bahia sanou 70,2% das contas negativadas

 

Ainda segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o ranking das regiões seguiu com a liderança do Nordeste, que sanou 66,5% das dívidas negativadas em julho em até 60 dias do mês de referência, seguido pelo Sul (65,8%), Centro-Oeste (61,0%), Norte (59,6%) e Sudeste (53,8%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), foi a Bahia que se destacou com 70,2% das contas no vermelho regularizadas. Veja o levantamento completo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

 

1.   Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.

2.   Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.

3.   Siga os passos de negociação.

4.   Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

 

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

 

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

 

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

 

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

 

 

Experian

 

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA