Campo Alegre – Neste sábado, das 9:00 às 14:00, acontece mais uma Campo Alegre em Feira, no Calçadão da Cascatinha. Em caso de chuva, a feira é realizada no galpão do Restaurante A Toca. Com venda direta do produtor ao consumidor, a feira é uma boa oportunidade para conhecer melhor os produtos e de levar para casa alimentos livres de agrotóxicos. Além das verduras, legumes e cereais, doces, conservas, geléias, chocolates, sucos, pães e biscoitos caseiros estão entre os itens oferecidos.
Os clientes da feira recebem gratuitamente sacolas retornáveis e concorrem ao sorteio de brindes.
CASA DA COLÔNIA
Desde o dia 26 de maio, o município também conta com a Casa da Colônia, localizada à margem da SC 301, na antiga Móveis Cascata. No local, agricultores familiares ligados a sete associações comercializam seus produtos de quinta-feira a domingo, no horário das 10 às 11h30 e das 12h30 às 18 horas.
Conforme, avaliação das duas primeiras semanas de funcionamento, a Casa da Colônia vem atraindo, além de moradores de Campo Alegre, visitantes de Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho ou pessoas que estão de passagem pela rodovia. “Proprietários de chácaras em Campo Alegre também estão levando para casa produtos agroecológicos da Casa da Colônia”, observa a secretária de Turismo Marília Crispi de Moraes. Um dos produtos mais procurados pelos turistas é a carne de cordeiro, vendida em pedaços e embalada a vácuo, com selo de inspeção estadual.
A Casa da Colônia é uma iniciativa das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Econômico de Campo Alegre. “Assim, além da feira, os produtores da agricultura familiar possuem também um ponto fixo, que funciona mais dias por semana e em ambiente mais acolhedor para vender seus produtos”, comenta Mônika Merkle, presidente da Associação de Turismo Rural Caminhos da Serra. Por outro lado, o consumidor encontra num só lugar uma amostra dos produtos campo-alegrenses.