Para ilustrar ainda mais nosso fantástico final de semana em Fraiburgo, na terra da Maçã endo Hotel Renar, informo aos confrades que as primeiras fazendas na região surgiram por volta da metade do século XIX, depois da Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai e mais tarde da Revolução Federalista. Duas delas tiveram importante papel no surgimento de Fraiburgo, as fazendas Liberata e Butiá Verde. A expressão Campo da Dúvida surgiu por que os proprietários das fazendas Liberata e Butiá Verde não entravam em consenso sobre o ponto de divisa entre as duas.
O nome Liberata é uma homenagem a uma índia velha chamada Liberata que vivia num toldo indígena às margens do Rio Mansinho. Já Butiá Verde foi batizada em homenagem as árvores conhecidas como butiazeiro. As primeiras famílias que habitavam a região do Campo da Dúvida teriam sido Naper ou Anaper, Fritz Burger, Aristides Ramos, Moreira, Ribeiro e Fray.
A família Fray é considerada pela História como a desbravadora de Fraiburgo, tanto é verdade que o nome Fraiburgo significa Vila dos Frey. Os irmãos René e Arnoldo foram peças fundamentais para o desenvolvimento.
Historicamente o município teve como auge as décadas de 50 e 60, com a indústria extrativa da madeira, ainda propulsora da economia. Mas foi a fruticultura que tornou a cidade reconhecida nacional e internacionalmente. As primeiras mudas de macieira vieram da França, trazidas pelo engenheiro agrônomo Roger Biau. As variedades cultivadas mais conhecidas no mercado são Fuji, Gala, Gonden. O crescimento vertiginoso da fruticultura elevou Fraiburgo ao título de Capital Brasileira da Maçã, tendo mais tarde sido batizada como Terra da Maçã. A Bandeira do Contestado é um dos símbolos de Fraiburgo. Mede 98,5 cm de altura por 44 de largura. O branco significa desejo de paz e de pureza da alma, o verde riqueza florestal. A cruz simboliza religiosidade e sofrimento.
A bandeira do município é de autoria dos professores Rui Vital Batagelo e Francisco Costella, assessorados por Antônio Peixoto de Faria. As cores verde, branca e amarela, significam colheita, paz e riqueza. A logomarca Terra da Maçã é outro símbolo garantido pela lei 1836 de 29 de junho de 2005. Os irmãos Frey chegaram ao Brasil em 19 de outubro de 1919, vindos da Alsácia, região que pertenceu a Alemanha. Agradecemos todo o empenho do Lucio Penerai, gerente do majestoso hotel e da Dna. Gerda Frey Ziolkowski, que nos acolherem de forma extremamente carinhosano Hortel Renar Quanto a fantástica Vinícula Villaggio Grando, na Rota da Amizade, vale comentar que sua história teve início nos anos 90, quando com um amigo francês, cuja família era produtora de armanhaque há muitos anos na França, visitando a região onde hoje se localiza a vinícola, mexendo na terra e analisando o clima e a altitude, indicou o local como "um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para produção de vinhos de qualidade".Um ano após este fato o fundador Maurício Carlos Grando, encontrou-se com o enólogo Jean Pierre Rosier, formado na universidade de enologia de Bordeuax, na França, em uma degustação e este confirmou as idéias expostas. Este mesmo enólogo trouxe da França as primeiras mudas, as quais, em dezembro de 1998 foram plantadas, iniciando um laboratório de pesquisa para a adaptação de castas, o qual, hoje conta com mais de 80 variedades de vitis viniferas, em 2 hectares, diariamente pesquisadas e controladas para se chegar ao exato conhecimento das variedades que melhor se adaptarão ao terroir.
Dois anos se passaram e em 2000, foram implantados alguns dos vinhedos hoje existentes em escala comercial com aquelas que melhor se adaptaram à região. O vinhedo vem sendo aumentado com o intuito de se ter plantações suficientes para que sejam abortados todos aqueles cachos em excesso, dando assim à planta, capacidade plena de produzir frutos com qualidade vista nas regiões vinícolas já consagradas do mundo e possibilitando produzir vinhos de forma natural que atingem ótimos níveis de maturação e guarda.
Sempre prezando pela máxima qualidade dos produtos a vinícola vem, ano após ano, investindo no controle de produção, melhoramento dos produtos e conta com um vinhedo de 42 hectares cuja produção somando todos os produtos que engloba tintos, brancos, rosé, espumantes e em um futuro próximo, um brandy, chegando a 240.000 garrafas. Em 2010 foi inaugurado o espaço de degustação onde todos estivemos. Um lugar de rara beleza que realmente nos encantou. Agradecemos a acolhida do grande visionário e proprietário Mauricio Grando, que não mediu esforços para bem nos receber e o apoio da Rota da Amizade Conventions & Visitors que entermediou tudo através da sua executiva Patricia rudeck e do seu Presidente Wilson Luiz de Macedo. Para ter mais dados sobre esse belíssimo destino, confira aqui: http://rotasedestinosdeviagem.blogspot.com/2011/03/hotel-renar-felicidade-e-bem-estar-na.html. E para ver muitas e muitas fotos clique neste link: https://picasaweb.google.com/colunaonline/ACCSHOTELRENAR30ANOS?authkey=Gv1sRgCM6M4pvD9suoRw# w#. (por Jefferson Severino)