Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Michell Foitte

michell_foittehotmail.com

Psicólogo Clínico Gestalt-terapeuta

CRP 12/07911


Veja mais colunas de Michell Foitte

Generosidade vem em trotes lentos

Quinta, 22 de dezembro de 2011

A generosidade é a irmã da amizade, só sei disso porque tenho amigos, poucos, porém, de uma amizade que perdura há tempos, e no meu desejo essas serão para sempre. Isso quer dizer que, assim como a amizade, a generosidade é aquela coisa estranha que eu não escolho, mas sou escolhido sem ao menos pedir por isso e aceito sem exigir condições.

Sei que não é exatamente muito fácil nos dias atuais confiar em alguém, principalmente quando há uma demanda, um pedido de seja meu amigo, seja generoso com o próximo, etc. Como era mesmo o ditado, “quando a esmola é demais...”

A generosidade não é um sentimentalismo, pieguice. A generosidade vem em trotes lentos...

No mês de Dezembro do ano de 2009, eu pedalava pela ciclovia na Beira-Mar Norte, quando a corrente da bicicleta prendeu entre o cubo traseiro e o quadro, trancando as marchas e os pedais. Foi preciso botar a mão na graxa! Puxei com toda a força e nada. Ainda estava tentando soltar a corrente quando escutei algo que parecia ser um quadrúpede. Não era o papai Noel e suas renas, mas quase, porque logo ao meu lado parou um senhor  com seu cavalo que transportava na carroça materiais reciclados.

Esse senhor de barba mal feita, saltou da carroça e com uma chave de boca que tinha tirado de dentro uma maletinha toda rasgada, afrouxou o parafuso da roda traseira da bicicleta, soltando à corrente.

O reciclador ainda me falou algo que eu hoje não consigo lembrar, não importa, pois, o seu gesto se sobrepôs a qualquer palavra. E a única coisa que eu pude fazer foi dizer a aquele senhor o meu muito obrigado.

E a generosidade se foi em trotes lentos naquela carroça cheia de papelões e plásticos. Embora, naquele dia, a generosidade jamais se esvaiu de mim, porque descobri o real valor do ser humano, e não era com renas e sim a cavalo, e não transportava presentes empacotados, mas material para ser reciclado e algo que só a generosidade ou  a amizade podem oferecer: que é acrescentar algo a alguém sem que haja a necessidade de se receber algo em troca.

Um feliz Natal a todos.



Comente





EDSON DE LIMA


Michel, graças aminha ótima educação que trouxe de meus pais enquanto eles eram vivos, hoje consigo sempre que me deparo com algo desta natureza, a ajudar meu semelhante, não importando sua estirpe e ou aparência física.Parabéns pela seu relatoEDSON DE LIMA /SBS-SC

Responder      28/12/2011

Rosmari Santos


Queridi MichellO que você escreveu é de suma importncia para todo o ser Humano.Generosidade e AgradecimentoEntão...Muito obrigado, por você transmitir aos leitores suas lindas opiniões e mensagens.

Responder      24/12/2011

Elisa Mota


Eis um verdadeiro conto de Natal!Atitude nobre do reciclador! Impressionante quando a gentileza parte de pessoas desconhecidas, quando estamos em dificuldade. A nós, resta apenas responder com um "muito obrigado" e o melhor a fazermos é contribuir para que a gentileza continue a existir, ajudando um desconhecido quando tivermos oportunidade. Feliz Natal!

Responder      24/12/2011

neozi fatima assis


São pequenas ações que tornam o ser humano grandioso, que a atitude do sr que lhe ajudou se propague assim como suas palavras em relatar o fato. Que os sentimentos mais preciosos como a Generosidade, Amor, Respeito, Confiança, Amizadade, sejam os presentes revelados neste final de ano e se multipliquem no próximo.Que Deus o abençõe hoje e sempreNeozi

Responder      23/12/2011

Luana Melo


Adorei seu texto, parabens amigo, feliz Natal e ano novo, e que o ano que vem possamos encontrar muita generosidade e sejamos generosos também.

Responder      23/12/2011

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA