Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Michell Foitte

michell_foittehotmail.com

Psicólogo Clínico Gestalt-terapeuta

CRP 12/07911


Veja mais colunas de Michell Foitte

Dragão Oculto

Quarta, 14 de dezembro de 2011

Alguns anos se passaram desde que, uma jovem, junto com seus amigos se divertia em uma casa noturna. Na volta para seus lares, o carro em que estavam foi atingido por balas perdidas. Um desses projéteis atravessou o vidro e alvejou a jovem, mais precisamente na perna. Uma bala alojada na perna e os amigos em direção ao hospital mais próximo. No primeiro hospital o descaso no atendimento, falaram que estavam recebendo apenas as emergências. Um segundo hospital, um terceiro, até que, dez horas haviam passado e sobre uma maca a jovem falecia de hemorragia provocada pelo disparo. Contudo, o que a matou não foi apenas o tiro, mas a desarticulada  segurança pública e a negligência de certos hospitais.

Um pai joga uma filha pela janela do prédio onde residem, os motivos são banais. Cabe lembrar que o ser humano tem sempre uma escolha, e é o único capaz de matar pelo prazer de matar, quando todos os outros seres só fazem pelas razões de sobrevivência.

Os desaparecimentos na época da ditadura. As execuções por policiais, pelas milícias, por traficantes. As estradas brasileiras que são artérias asfaltadas com sangue, que matam mais de 50 mil pessoas por ano. A corrupção. Os desmatamentos para “plantar gado”, para inundar as florestas com os motivos de captação da energia limpa, como se não houvesse a energia solar, a eólica. Os maus tratos aos animais. Os desvios da verba da educação, e como dizem algumas pessoas eleitas com o nosso voto”: “ A educação custa caro”. Imaginem, então, a ignorância?

Essas são violências de todas as formas e faces, e não importa mais saber quem a começou, mas sim, quem ou o que a mantêm.

Alguns anos se passaram desde o incidente com a jovem. E dias atrás, a violência contra os velhos pescadores da Barra da Lagoa, Florianópolis-SC, despertou nos nativos  e moradores dessa região, um levante de revolta. Foi a gota que faltava para um oceano de emoções transbordar. Esses moradores e nativos, sabendo que a execução das leis apenas favorece o crime, fizeram a limpeza na casa, lincharam aqueles que foram os algozes dos velhos do mar.

Talvez com essa revolta percebamos que diante de tanta impunidade, corrupção, violência, haja um dragão dentro de nós prestes a cuspir fogo, um dragão que pode estar oculto, mas não adormecido.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA