Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“Se Essas Paredes Falassem...”

Segunda, 24 de outubro de 2011


Livro da jornalista Maria Cristina Dias conta um pouco da história de antigos

casarões que marcaram a construção de Joinville

 

Lançamento será em 26 de outubro, no Centro Cultural Deutsche Schule

 

            Contribuir para despertar o interesse do leitor pela história de sua cidade e pela conservação de seu patrimônio arquitetônico e cultural. Esta é a proposta do livro “Se essas paredes falassem... Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville”, da jornalista Maria Cristina Dias, que será lançado em 26 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Deutsche Schule.

            O livro reúne 14 reportagens que integraram a série “Casarões Históricos”, publicada no período de novembro de 2010 a março de 2011, no jornal Notícias do Dia. A escolha das casas foi determinada pelo olhar da jornalista, que há 17 anos mora e atua em Joinville. A história delas foi revelada por meio de entrevistas com pessoas que de alguma forma estão ligadas ao local (geralmente filhos ou netos dos antigos moradores), e contou com pesquisas de texto e imagem realizadas no Arquivo Histórico de Joinville e em livros que abordam a história da cidade, além de imagens e documentos das famílias entrevistadas. As fotos foram feitas pela editora de fotografia do ND, Joyce Reinert Giotti, e pelo fotógrafo Fabrício Porto.

           

          São destacados os seguintes casarões:

1.    Farmácia Leão – 1900

2.    Maison de Joinville (Museu da Imigração) – 1870

3.    Palacete Schlemm – 1930

4.    Café Schwochow – 1920

5.    Casa dos Wetzel – fim do século 19

6.    Loja Richlin – 1906

7.    Casa da Família Schlemm – início do século 20

8.    Farmácia Delitsch – 1910

9.    Vila Amazilda – Anos 20

10. Casa de Ottokar Doerffel – 1864

11. Clube Joinville – 1913

12. Casa de Procópio Gomes de Oliveira – 1913

13. Escola Alemã – 1866

14. Casarão dos Hagemann - 1919

 

            O  projeto tem o patrocínio do Simdec, da Fundação Cultural de Joinville. Como  contrapartida cultural, serão doados 160 livros para a Fundação Cultural de Joinville, para a distribuição nas escolas públicas da cidade. Além disto, a jornalista ministrará 13 palestras didáticas sobre o processo de pesquisa e reportagem das histórias contidas no livro, a alunos da rede municipal de ensino. As palestras serão realizadas no dia 13 de outubro, na E.M. Avelino Marcante; no dia 3 de novembro, na E.M. Edgar Castanheira; e no dia 7 de novembro, na E.M. Pastor Hans Müller.

            O lançamento tem o apoio do Centro Cultural Deutsche Schule, da EDM Logos Comunicação Corporativa, da Formas – Comunicação Visual, do Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, do Jornal Notícias do Dia e da ExpecTV.

            Os livros podem ser adquiridos a partir do lançamento nas principais livrarias de Joinville.

 

Sobre a autora:

            Maria Cristina Dias é jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com pós-graduação em Marketing e Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Sociesc).

            Desde 1995 atua como repórter e editora e em projetos especiais na imprensa catarinense, com passagem pelos principais jornais diários do Estado, como Notícias do Dia, A Notícia e Diário Catarinense. Foi assessora de comunicação da equipe da EDM Logos Comunicação Corporativa, uma das principais agências de comunicação do Sul do País, e coordenou a assessoria de imprensa do Festival de Dança de Joinville em 2008 e 2009.

            Atualmente é colaboradora da EDM Logos e escreve para a editoria de Memória do jornal Notícias do Dia, espaço que ajudou a consolidar com a série de reportagens “Casarões Históricos”. Também é assessora de imprensa do Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, e da consultoria LiseChaves pessoas, estratégias e resultados.

 

NOTA:

 

Se essas paredes falassem...

            A jornalista Maria Cristina Dias lança no próximo dia 26 o livro “Se essas paredes falassem... Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville”. O livro conta um pouco da história de 14 casarões antigos da cidade, através do relato de quem viveu neles (ou de seus  filhos e netos). O projeto tem o patrocínio do Simdec e o lançamento será no Centro Cultural Deutsche Schule.

 

           

 

Serviço:

O quê - Lançamento do livro “Se essas paredes falassem... - Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville”, da jornalista Maria Cristina Dias

Onde – Centro Cultural Deutsche Schule – rua Princesa Isabel, 438

Quando – Dia 26 de outubro, às 19h30

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA