A partir da abertura, são oferecidas visitas guiadas com monitores capacitados e programação paralela. Desta maneira o projeto mapeia efetivamente a produção de arte catarinense, qualifica a produção dos artistas locais, instaura circuitos locais de arte, registra a recente produção catarinense e promove ações educativas e o debate com o público.
“Provocação, motivação, desafio. Neste projeto do Sesc, a ideia é apresentar uma exposição assumida por um grupo de artistas visuais locais que - em comum - apresentam a disposição para experimentar e ir além, permitindo-se repensar suas criações. Isso não representa uma mudança de rumo, mas uma busca pontual por possibilidades até então pouco abordadas, embora presentes na trajetória de cada artista.
Após encontros coletivos e individuais, os artistas da região de São Bento do Sul decidiram que o desafio acordado para esta edição do Pretexto seria a expansão dos limites e formas de apresentação de seus trabalhos, repensando materiais, suportes e a maior interação com o ambiente expositivo. Nos processos de criação artística, onde reside a obra? Apenas na execução final ou também em seus estudos?
Mais do que simples incursões individuais, esta mostra sintetiza um exercício da coletividade, baseado no diálogo entre obras, artistas e todos aqueles que se propõem a enxergar além do primeiro registro que nossos olhos insistem em perceber”.