A Prefeitura de São Bento do Sul realizou nesta terça-feira, 15 de abril, a inauguração da sede oficial do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. O evento marca um momento histórico para o município, consolidando um importante avanço na estrutura de atendimento ao consumidor local.
Criado pela Lei Municipal nº 114 de 15 de dezembro de 1997, o PROCON de São Bento do Sul completa 28 anos em 2025. Desde sua criação, o órgão passou por diversos destinos. Em 2021, com o início da gestão do prefeito Antônio Tomazini e do vice-prefeito Dr. Tirso Hümmelgen, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo iniciou o planejamento para aquisição de uma sede própria e definitiva para o órgão, garantindo maior estabilidade e qualidade no atendimento à população.
O imóvel foi adquirido em 2023, após estudos técnicos, visitas e análises para atender às necessidades do serviço. Com 750,57m² de área total, a nova sede está estrategicamente localizada na Rua Capitão Ernesto Nunes, 398, que é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, próxima ao terminal urbano, bancos, correios e à maior concentração de comércios da cidade. A aquisição foi autorizada por meio da Lei nº 4.745, de 28 de março de 2023, que garantiu oficialmente o local como sede definitiva do PROCON municipal.
Além da importância funcional, o novo espaço carrega valor histórico. A propriedade pertenceu ao ex-prefeito Osvaldo Zipperer – o “Grilo” – que governou São Bento do Sul de 1973 a 1976 e é lembrado por sua gestão inovadora e moderna. Ao adquirir o imóvel, o prefeito do sesquicentenário, Dr. Tomazini, presta uma homenagem simbólica ao prefeito do centenário, evitando que a edificação fosse demolida e que parte da história do município fosse perdida.
Tirso Hümmelgen, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Maristela Bauer Tamanine, e o diretor do PROCON, Jorge Luis Drevek Bail, realizaram descer oramento da placa inaugural da nova sede.
A cerimônia também foi marcada por outro importante reconhecimento: conforme aprovado pela Lei nº 5.095, a sede do PROCON passa a se chamar oficialmente “Edifício Juliana Mielker”, em homenagem à sua história e à contribuição de todas as mulheres em nosso município.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo já planeja uma segunda etapa do projeto, que inclui a construção de um auditório no espaço anexo à nova sede, apresentações para ações educativas, atividades de planejamento e parcerias técnicas.
Com estrutura adequada, localização estratégica e visão de futuro, a nova sede do PROCON reafirma o compromisso da gestão atual com o fortalecimento das relações de consumo, a valorização da história local e o respeito ao cidadão são-bentense.