Copom mantém a Selic estável, influenciado por fatores internos e externos
Assim como na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 31/07, pela manutenção da taxa básica de juros em 10,50% ao ano. A manutenção Selic reflete a cautela diante das incertezas econômicas globais e internas, especialmente com a proximidade das eleições nos Estados Unidos, e o aquecimento do mercado de trabalho no Brasil.
Com a taxa Selic ainda elevada, as aplicações em renda fixa seguem sendo uma excelente alternativa para quem busca segurança e boa rentabilidade. Aplicações pós-fixadas que acompanham o CDI, como o RDC Pós-fixado, continuam como uma opção atrativa, além da LCI Pós-Fixada que ainda conta com o benefício de isenção de IR sobre os rendimentos para Pessoa Física.
“Para os investidores que procuram proteger seu poder de compra e garantir rentabilidade real, o RDC IPCA+ é uma excelente opção, especialmente em um cenário de expectativas de alta da inflação. Já para quem prefere previsibilidade nos retornos, o RDC Pré-fixado oferece uma taxa contratada definida no momento da aplicação," afirma João Paulo Cruz, gerente regional da Cooperativa de Crédito Civia.
Diversidade de carteira
João Paulo lembra que a Civia oferece opções de investimentos diversificadas que atendem a todos os perfis de investidores. “Oferecemos um bom retorno comparado à média de mercado, além da possibilidade de retorno de sobras sobre os rendimentos conforme o resultado. Nossos investimentos trazem benefícios socioeconômicos, proporcionando o desenvolvimento da comunidade onde atuamos," destaca.
Ele lembra que no cooperativismo de crédito, a gestão é colaborativa e o cooperado tem participação nos resultados, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Outras opções de investimento
• A Poupança e a Aplicação Programada permanecem como ótimas opções para reserva de emergência e oportunidade devido à segurança e a liquidez que estes investimentos oferecem onde facilitam a disciplina financeira e permite acesso imediato em situações imprevistas.
• A aplicação em Cotas contribui com o senso de pertencimento, aumento de solidez da Cooperativa e é uma opção assertiva para a formação de patrimônio.
• A Previdência Privada também é uma ótima sugestão para o foco no longo prazo, visando uma aposentadoria mais confortável com benefício da tributação conforme a sua condição de vida além de contribuir no planejamento da sucessão patrimonial.