Durante as próximas semanas, a população de São Bento do Sul poderá avaliar o serviço público respondendo aos questionários nos principais locais de atendimento do município. A pesquisa estará disponível através de QR Core em cartazes em dezenas de espaços públicos.
A pesquisa está sendo promovida pela Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através de uma parceria gratuita com a empresa Avaliando Brasil — selecionadas do Living Lab do SEBRAE-SC.
O prefeito Antonio Tomazini reforça que a participação da população é importante. “Com os indicadores de satisfação, podemos trazer possíveis melhorias no serviço público do município”, comenta.
Segundo a secretária Andréa Tamanine, o trabalho busca trazer referências de qualidade aos municípios, a exemplo do que já foi testado em Cascavel - PR. “O projeto com o Living Lab foi concretizado pelo Centro de Inovação do Planalto Norte, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e é o 1º deste tipo no Município”, comenta.
Um living lab - ou, em português, laboratório vivo - são definidos como espaços – físicos ou virtuais – onde empresas, governo, instituições de ensino e usuários desenvolvem conjuntamente um processo colaborativo para a criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contextos reais de aplicação.
No caso da experiência a ser desenvolvida em São Bento do Sul, o projeto se dará por meio de questionários personalizados pelas secretarias de Educação, Saúde, Obras e Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em todos os questionários, rápidos e simples de responder, serão avaliadas questões qualitativas e quantitativas de atendimento, qualidade, eficiência e planos de melhorias nos serviços.
Todas as informações e conhecimentos aportados pelos participantes para a execução do Programa serão confidenciais, assim como os seus resultados serão utilizados de forma genérica para a construção de planos de ação e aplicação de melhorias a todos os setores avaliados.