Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Joinville recebe MTur em evento
No dia 19 de setembro (terça-feira), na Expoville, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e a Prefeitura de Joinville realizaram o evento “Novidades do Turismo de Joinville”, com a apresentação de importantes lançamentos para o setor. Um dos destaques da programação foi a presença do Ministério do Turismo (MTur) com a apresentação do Programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), para o qual Joinville foi o único município catarinense a ser indicado. A seleção considera pré-requisitos básicos como o desenvolvimento e a infraestrutura já existentes da cidade, como acessibilidade, tecnologia e governança.
Outro importante momento do evento foi a assinatura do Plano Municipal de Turismo pelo prefeito Adriano Silva, que visa tornar Joinville referência turística e cultural, até o ano de 2030. O projeto do Plano foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e prevê ações como maximizar a oferta de infraestrutura de apoio ao turismo, com a participação da comunidade, gerando emprego e renda. O lançamento do novo vídeo turístico de Joinville também fez parte da pauta.
Orquestra Prelúdio com parcerias
A renomada Orquestra Prelúdio inicia neste domingo um novo projeto. Trata-se de Orquestra Prelúdio, Música e Cidadania, que sob o nome “Encontro de Teclas - Solos de Acordeon e Piano”, contará com as participações do acordeonista Alex Reimann e do pianista Arthur Bandt tocando Piazzola (tangos) e Pelēcis (piano) junto a Orquestra Prelúdio. Serão duas apresentações gratuitas: no dia 24, às 10h30, na Sociedade Cultural Lírica, com ingressos disponíveis uma hora antes do espetáculo; e no dia 19 de outubro, às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra. Para esta segunda data, é preciso retirar o ingresso a partir do dia 2 na Prelúdio Academia de Arte (rua Princesa Isabel, 508, sala 301 , centro).
Saudação musical à primavera
Para marcar o início da primavera, o grupo de coral do projeto Deutsche Chorlieder se apresenta nesta sexta-feira (22), às 20h, na Sociedade Cultural Lírica. Sob a coordenação e regência do maestro Rafael Huch e acompanhamento do pianista correpetidor Arthur Langemann Bandt, o concerto incluirá músicas tradicionais germânicas e ainda contará com as participações especiais do Coral da Estrada do Oeste, Vocal da Paz e Shanty Chor. A entrada é gratuita. O grupo de canto coral alemão é formado por moradores de Joinville e região, de diferentes idades, que ensaiam semanalmente e buscam resgatar e fortalecer, por meio das canções folclóricas, a tradição germânica na cidade.
Coral Alemão saudando a primavera na Sociedade Lírica
Intercâmbio cultural
Presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, dr. Álvaro Cauduro reuniu-se no dia 15 de setembro, em Roma, com o Deputado Fábio Porta, que representa os ítalo-descendentes no parlamento italiano e preside a Associazione di Amicizia Italia Brasile, e com a secretária geral da Associazione, sra. Iara Bartira Carmignotto da Silva. O objetivo do encontro foi colocar a primeira pedra de um grande projeto cultural de intercâmbio entre a Itália e o Brasil, do qual a Harmonia Lyra será parceira. O marco inicial desta iniciativa será em 2024, por ocasião das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Uruguai em evidência
A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. No dia 31 de agosto, o Festuris foi lançado em Montevidéu em um evento para agentes de viagens, autoridades e imprensa. Na ocasião, também foi formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição do Festuris.
Capital do Uriguai, uma das mais belas cidades da América Latina
Zuanazzi visita diretores da Rossi & Zorzanello
O novo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi esteve na Rossi & Zorzanello, onde foi recebido pelos diretores da empresa Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Desde a sua primeira passagem pelo Ministério do Turismo em 2003, Zuanazzi mantém uma boa relação com os organizadores do Festuris. No encontro, Zuanazzi apresentou os desafios do cargo, como a reestruturação do Plano e do Conselho Nacional de Turismo, além de captação de mais recursos para o setor.
Pioneirismo ao levantar a bandeira da diversidade
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.
Marta Rossi e Eduardi Zorzanello com Milton Zuanazzi (Foto Laura Gallas)
A gastronomia como indutora do turismo
Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows.