Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Música e fotografia nos Domingos Musicais
Após uma pequena pausa em outubro, o Domingos Musicais retorna neste domingo, dia 6, às 10h30. Desta vez, o evento no Cemitério do Imigrante recebe o Tanino’s Trio, grupo formado por Daniele Haak (piano), Tobias Alexandre Barros (voz e guitarra) e Silvano Silva (sax e bateria), que apresentará um repertório de grandes clássicos do jazz, do blues e do pop. A manhã também contará com a abertura da exposição “Miscellaneous”, com 40 fotos em preto e branco que retratam Joinville da perspectiva do fotógrafo Gilmar Hoffmann. A entrada é gratuita, mas quem doar guloseimas estará ajudando a compor cestas de Natal para as crianças do Lar Abdon Batista. Domingos Musicais é uma promoção da Sociedade Cultural Alemã de Joinville.
Daniele Silvano e Tobias – Tanino’s Trio (Foto: Felipe Luige)
Lyra recebe Marcus Llerena com seu violão
Marcus Llerena
Um dos grandes representantes do violão moderno brasileiro, Marcus Llerena se apresenta nesta quinta, dia 3, na Sociedade Harmonia Lyra , a partir das 20h. No concerto, obras de Gaspar Sanz, Napoleón Coste, Franco Margola, Roberto Velasco, Éric Satie, entre outros, além de compositores consagrados do século 18. Os ingressos estão à venda na secretaria da Lyra e na loja Discolândia. Dono de um currículo rico e extenso, Llerena já percorreu o mundo em seus estudos. Como professor e solista, participou de concursos e festivais, tocando ao lado de orquestras regidas por Isaac Karabtchevsky e Julio Medaglia, entre outros maestros consagrados. Também em Joinville Llerena deixou suas marcas musicais.
Orquestra Prelúdio apresenta clássicos
A Orquestra Prelúdio dá largada a uma nova série de concertos, desta vez pelo projeto “Orquestra Prelúdio, Clássicos em Cena” (PRONAC 190819), aprovado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e com o patrocínio das empresas Ciser, Krona, Clamed, Giassi, Schulze Advogados, Prosyst, SoftExpert, Tigre, Porto Itapoá, Plasbohn e FCM Motores. As apresentações, todas gratuitas, serão na Igreja da Paz, neste domingo (6), às 9h; no dia 21, às 10h30, na Sociedade Lírica; e no dia 4 de dezembro, às 10h30, na Casa da Memória. No repertório, grandes clássicos de Vivaldi, Benjamin Britten e compositores brasileiros.
Palestra sobre arte e cultura por Edson Machado
Com o título “Quem vier de bicicleta não paga”, o artista visual, curador e gestor cultural catarinense Edson Machado vai proferir palestra na sexta-feira dia 4 de novembro das 19h30 horas às 21h, no Auditório do Colégio Estadual Germano Timm, em Joinville. Machado vai falar aos alunos dos cursos técnicos de dança e de crítica de dança e ao público em geral, sobre movimentos artísticos no Estado, curadoria de exposições no país e no exterior, e gestão em instituições culturais. Explanará também sobre as atividades desenvolvidas no Instituto Internacional Juarez Machado, instituição e centro de cultura do qual é um dos fundadores e atualmente seu diretor, e que leva o nome de seu irmão o artista Juarez Machado joinvilense radicado em Paris.
Edson Busch Machado, em suas costumeiras palestras
Semana da biblioteca e do livro
A última semana, dedicada às bibliotecas e aos livros foi especial para a Academia Joinvilense de Letras. Grande número de acadêmicos esteve em escolas estaduais, falando aos alunos sobre suas experiências como escritores, apresentando aos alunos sugestões de como se tornar um e a importância que isso traz para a cultura de uma cidade. Mostraram suas obras e as formas de como até ali chegaram. Professoras e alunos gostaram da iniciativa e a AJL se engrandece com esse trabalho.
Flores em Joinville, muitas flores
Uma das mais recentes festas das flores em Joinville
Por dois anos suspensa em função da pandemia, na última sexta-feira a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a AJAO – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, apresentaram, no restaurante Casa do Capitão, a programação da 82ª Festa das Flores, que será realizada na Expoville, de 15 a 20 de novembro próximo. Muitas cores, atrações culturais e gastronomia farão parte da programação.
Festival do Hemerocallis
O Parque dos Hemerocallis em Joinville promoverá de 5 a 28 de novembro a 21ª edição do Festival Brasileiro de Hemerocallis, maior jardim do Brasil desta flor, em mais de 300 cultivares. Um mar de cores abrilhantará os olhos do visitante. Sem falar nos demais canteiros de flores diversas e cores inacreditáveis, entre outros atrativos, como parque lúdico para crianças e capelinha romântica para casamentos.
Hemerocallis, rainha das flores deste parque
Canoagem e esportes aquáticos em Três Coroas
Três Coroas/RS, no Vale do Paranhama, começa a receber as delegações de vários estados do Brasil para o Campeonato Sul-americano de Canoagem, que ocorrerá de 3 a 6 de novembro, no Parque das Laranjeiras.
O evento contará com mais de 120 atletas que chegam com antecedência para treinar e reconhecer o Rio Paranhama, que possui um excelente percurso técnico para as modalidades esportivas da competição: slalom, descida e caiaque extremo. O evento conta com importantes canoístas da região, do Brasil e de vários países.
O Rio Paranahama oferece excelentes condições para esportes aquáticos
diversos (Foto: Acervo Asteca)