Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Villa Francioni lança exposição inédita
Arte figurativa contemporânea do pintor Ronaldo Diniz
A vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, na serra catarinense, preparou uma novidade em sua galeria. O pintor de arte figurativa contemporânea, o joinvilense Ronaldo Diniz, vai realizar uma performance nesta sexta-feira, 13 de maio, às 15h. Durante duas horas, o artista pintará um painel diante do público, mostrando passo a passo a técnica das tintas e pincéis, a composição equilibrada e a temática que utiliza em suas obras. Grupos de alunos das escolas municipais da região estão agendados para acompanhar este ensaio. A entrada é gratuita. Para o curador do evento e gestor da galeria Villa Francioni, Edson Machado, o projeto tem grande relevância cultural para as crianças e adultos.
19ª Bandoneonfest em Joinville
Depois de dois anos de pandemia, volta ao cartaz musical, cultural e turístico de Joinville a Bandoneonfest, em sua 19ª edição. É uma festa que resgata uma das mais tradicionais formas de música, no bandoneon, instrumento que estava em vias de extinção. Por iniciativa da Família Trapp – Dionisio, Joraia, Francielle e André Luiz, a festa fez ressurgir a modalidade, enquadrando o evento no calendário de eventos da cidade. Hoje existe também uma escola de bandoneon em Joinville com 50 alunos, dos quais 32 crianças sob a batuta dos jovens professores, André Luiz e Rodrigo Kienen, este de Pomerode, patrocinados pela lei de incentivo da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, de Joinville. A 19ª Bandoneonfest terá sua abertura no dia 14 (sábado), a partir das 19h, na Sociedade/Teatro Harmonia Lyra. O evento terá com atração internacional um show composto por quatro mulheres de referência e inspiração para os jovens. Milagros Caliva, acompanhada da cantora e atriz Flor de Bobadilla, além de uma pianista e uma contra baixo. No domingo a festa continua, dessa vez na Sociedade Rio da Prata, com início às 9h30, com programação ininterrupta em dois palcos. À tarde se alternam bandas para animar a dança dos frequentadores. Nos dois dias a entrada é gratuita.
A música do bandoneon remete às melodias alemãs (Divulgação)
Canela homenageia Nossa Senhora de Caravaggio
Procissão luminosa na saída da Igreja de Pedra (foto: Diego Santos/Estrategia.com)
Canela abriu os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio no dia 31 de abril, com a Procissão Luminosa, quando o público seguiu em oração da Catedral de Pedra até o Santuário, iluminando o caminho com velas acesas, criando um cenário especial de devoção a Santa milagrosa. Na chegada, uma emocionante Missa foi celebrada. As festividades seguiram com as visitas às comunidades católicas da cidade até o dia 10 de maio e, no dia seguinte houve o início da novena, com o tema “com Nossa Senhora de Caravaggio rezemos pela paz”, na cripta do Santuário. A novena será sempre às 19h30, até o dia 19 de maio, com a participação de padres convidados e envolvimento dos grupos da paróquia como Terço dos Homens, Catequese, CLJ, Onda e outros. As festividades seguem no dia 21 com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, no dia 22 a romaria Motorizada, de Motociclistas e Ciclistas. A grande romaria a Pé será no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, que reúne o maior número de participantes. As romarias saem da Catedral de Pedra e seguem até o Santuário de Caravaggio de Canela, realizando um percurso de 7km.
Aeroportos de Foz do Iguaçu e Navegantes
Foz do Iguaçu (PR) e Navegantes (SC) contam agora com voos diretos entre as duas cidades. A rota tem frequência semanal e será operada pela companhia Azul. Os dois aeroportos são operados pela CCR Aeroportos. A aeronave E-195, com capacidade para 118 passageiros, sairá do Paraná às 16h45 e chegará a Santa Catarina às 18h. No sentido inverso, partirá da cidade catarinense, às 16h10, chegando a Foz do Iguaçu, às 17h25. Com duração prevista de 1h15, o voo será realizado todos os sábados.
Para a inauguração dos voos a aeronave da Azul recebeu novas cores
Até o meio de 2022, a CCR Aeroportos - divisão do Grupo CCR que atua no setor aeroportuário - operará 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a expansão, a empresa se consolida a maior operadora em número de aeroportos no Brasil. São 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). A divisão mantém ainda uma empresa de serviços aeroportuários nos Estados Unidos, chamada Total Airport Services (TAS). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 40 milhões de passageiros/ano.