Três estudantes do SENAI em Joinville se classificaram para o World Skills 2011
Florianópolis - Os jogos Olímpicos de Londres só começam em 2012, mas este ano outro torneio mundial será realizado em solo inglês e terá a participação de três catarinenses. O World Skills Competition, considerado a Olimpíada mundial de educação profissional, terá entre os representantes de três joinvillenses - Leandro Duarte Machado e Andre Luis Peripolli (Robótica Móvel) e Natã Miccael Barbosa (Web Design) , todos eles alunos do SENAI em Joinville. A participação dos catarinenses entre os melhores do mundo foi confirmada esta semana, depois de alcançarem os índices mundiais em uma série de seletivas.
O 41º Torneio Internacional de Formação Profissional World Skills Competition reunirá cerca de 1200 jovens estudantes de 52 países no período de 5 a 8 de outubro de 2011 na cidade de Londres, Reino Unido. Eles disputam medalhas em 46 ocupações profissionais industriais, de bens e serviços.
Para chegarem ao mundial, os estudantes passaram pelas etapas estadual e nacional da Olimpíada do Conhecimento, com provas que exigiram cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes, além de superar diversas provas de índice. No treinamento, os estudantes tiveram o apoio de professores do SENAI, entre eles participantes de edições anteriores do WorldSkills. Na última edição do mundial, disputada em Calgary, no Canadá, o catarinense André Martins Ramos conquistou a medalha de bronze em Web Design e desde então repassa sua experiência para outros estudantes. Andrei Rogger Belegante, que conquistou a sexta colocação em Robótica Móvel no mundial juntamente com Klédson Alves, agora ajuda na preparação da dupla de Joinville.
A vontade de estar entre os melhores do mundo em robótica móvel faz com que os jovens Leandro Duarte Machado e André Luis Peripolli treinem juntos 12 horas por dia, todos os dias. Mas independente dos resultados na competição, a dupla já observa os benefícios da preparação. "Nos últimos anos, desenvolvemos nossa habilidade de tomar decisões e de lidar com o tempo, mas sempre melhorando a qualidade das tarefas realizadas", conta Leandro. Para seu parceiro, André, há uma relação estreita entre o que é cobrado no World Skills (e na Olimpíada do Conhecimento) e o que é acontece na indústria. "Apesar de usar um robô didático, na indústria não é muito diferente, pois os fundamentos da estrutura do robô e de sua programação são os mesmos", explica.
Em outubro, outros 120 estudantes catarinenses disputam a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, com provas em 13 cidades. É o início de um novo ciclo que pode levá-los ao Worldskills de 2013, em Leipezing, na Alemanha, com a passagem intermediária em São Paulo, onde será realizada a etapa nacional.
Sobre o SENAI Santa Catarina
O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação. www.sc.senai.br