São Bento - Os Agentes Comunitários exercem importante função e são os principais transmissores de informações e orientações sobre saúde. O fato é que os mesmos visitam os lares e conversam com os moradores sobre práticas de saúde, fazem levantamento de áreas, e conhecem a verdadeira situação da saúde do são-bentense. Neste mês, além das atribuições funcionais, os agentes intensificaram a orientação do projeto da Secretaria de Saúde sobre a Posse Responsável.
Esse programa tem por objetivo apresentar para a comunidade a necessidade de manter o animal de estimação vivendo em condições de higiene, bem alimentado e protegido das condições climáticas. “A partir do momento que você tem um animal, deve saber que vai precisar alimentá-lo, dar abrigo e também mante-lo de forma que não apresente risco aos demais moradores”, explica o médico veterinário Marco Aurélio Olinisky.
É comum o Centro de Vigilância em Saúde (CVS) receber denuncias e relatos de cães soltos nas vias. “Por mais que o cão seja dócil ele precisa ficar dentro do limite do terreno. O perigo, principalmente para crianças e idosos que transitam pelas vias, é evidente. Além disso é importante ressaltar que os animais protegem seu território e quando se sentem ameaçados vão reagir, e para eles essa ameaça pode ser a presença de alguém estranho, como do carteiro, dos próprios agentes comunitários, por exemplo”, argumenta Marco.
Segundo a diretora do CVS, Maria Hercília de Souza Meira, a preocupação e cuidado com o animal de estimação é necessário pensando também na saúde dos próprios donos. “O cachorro estando na rua pode ingerir comida estragada, envenenada ou ainda contrair alguma doença”, alerta. O programa Posse Responsável é apresentado em todos os eventos que o CVS participa e neste mês de agosto foi intensificado com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde.
No Centenário
As agentes da unidade de saúde do ESF4 (Centenário), Adriana Batista Moreira, Sueli Alves Bueno e Katlin de Oliveira, acompanhadas de Marco Aurélio, visitaram diversas residências e conversaram com os moradores. Na ocasião entregaram panfletos e expuseram sobre o programa. “É importante que os moradores conheçam o projeto e saibam dos perigos que os animais soltos representam”, disse uma agente.
Vereadora Mirim sugere
A vereadora mirim, Dayane Aparecida Kiem, sugeriu em uma indicação que a equipe de saúde realizasse uma campanha de divulgação e conscientização a fim de erradicar o abandono de animais no bairro Brasília. “A indicação foi feita no mês de junho, porém no calendário anual de programação já havíamos estipulado o mês de agosto para intensificação da divulgação do projeto Posse Responsável em todo o município através dos Agentes Comunitários”, afirma a diretora do CVS. “Infelizmente a erradicação do problema é difícil, mas podemos diminuir o número de abandonos, conscientizando a população e pedindo que se por algum motivo não pode ficar mais com seu animalzinho, não solte, arranje outro lar onde cuidem e tratem bem ele”, completa Maria Hercília.
O que é Posse Responsável?
A Posse Responsável é o conjunto de várias atitudes com o objetivo principal de garantir a saudável convivência das pessoas com os animais. Maiores informações no CVS através do telefone 3635-2228.