Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Professora sugere a utilização de materiais para criar novos objetos

Terça, 23 de agosto de 2011


Na aula de quarta-feira, 24, os alunos do Projeto Pescar da FFM irão aprender a transformar o lixo, que poderia ser reciclado, em peças úteis para serem utilizadas em suas casas

 

 

Blumenau - Um mundo melhor, com mais qualidade de vida no futuro, só será possível se as crianças e os jovens de hoje forem educados para consumirem com responsabilidade. O consumismo desenfreado, estimulado pelas propagandas, já está apresentando a sua conta: os recursos naturais estão sendo exauridos, em especial as matérias-primas e a energia. Além disso, tem aumentado de forma assustadora o volume de lixo gerado pela população em âmbito mundial. O tema consumismo será discutido de forma objetiva e consciente, com sugestões de medidas para mudar esta realidade. A professora da Furb, Maria Adélia Bento, foi convidada para debater o assunto, na próxima quarta-feira, 24, durante aula do curso “Vendas e Atendimento ao Cliente”, do Projeto Pescar. O curso está sendo possível em virtude de uma parceria entre a Fundação Fritz Müller e a Havan.

Além dos prejuízos na natureza, o consumismo irresponsável gera exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais entre sociedades) e a oneomania (distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro). O aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e gera grande quantidade de lixo.

De acordo com a professora, melhor do que “reciclar”, que também polui e enriquece os donos de “patentes” de reciclagem, é reaproveitar os materiais que seriam descartados para a produção de peças que podem ser comercializadas ou mesmo utilizadas nas residências dos alunos.  Entre as sugestões de materiais que podem ser confeccionados com produtos que seriam descartados estão móbiles feitos com CDs, origami e restos de bijuteria. Outra sugestão é a confecção de estojos a partir de garrafas PETs.


Projeto Pescar

Os alunos que estão participando do curso “Vendas e Atendimento ao Cliente” ganham vale-transporte, lanche, material didático e uniforme, seguro de vida coletivo para o grupo, além do certificado no final das aulas, com duração de oito meses.

Além de conteúdos práticos e teóricos relativos ao tema do curso, os alunos também receberão conhecimentos de formação humana e cidadania. A responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller, Graziele Balestieri,  explica que 60% do conteúdo abrange comportamento e cidadania, por isso, os adolescentes estarão aptos, inclusive, para exercer funções administrativas.

Os investimentos estão sendo rateados de forma igualitária entre a Fundação Fritz Müller (FFM) e a Havan. Ao final do curso, alguns estudantes poderão ser contratados pela própria Havan ou por qualquer outra empresa que necessite de mão-de-obra qualificada.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA