O tempo seco e o sol que deve brilhar nesta segunda-feira de manhã após uma forte geada em praticamente todo o Estado dará lugar em poucas horas à chuva. A previsão é de que a nebulosidade volte a predominar, com a possibilidade de começar a chover a partir do Norte e, depois, nas cidades próximas ao Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira a chuva continua, mas restrita ao Litoral.
Se tem chuva, pelo menos não tem frio tão intenso, já que a massa de ar polar se afasta para o Oceano. A exceção é hoje, quando ainda devem ocorrer temperaturas negativas pela Serra.
Alerta para o mar agitado no litoral catarinense, com ondas entre 3 e 4,5 metros até quarta-feira. Não se recomenda a navegação neste período.
Temperatura caiu neste domingo
As baixas temperaturas foram registradas em todo o Estado e ficaram negativas em pelo menos oito cidades neste fim de semana. A menor de todas foi em Urupema, onde o termômetro oficial do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) registrou -5,1ºC ontem de manhã.
A notícia de que poderia nevar 16 dias após a última ocorrência começou a correr no início da semana passada, mas as condições eram quase remotas devido a certos fatores do tempo, como a ausência de frio em altitude e de umidade. Foi o que ocorreu.