Brasília - DF - O governador Raimundo Colombo esteve, nesta quarta-feira (17), com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, para tratar da renovação da concessão do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A autorização para que o Governo do Estado explore o terminal expira no próximo mês e Colombo tem realizado reuniões com órgãos federais para renovar a licença. “Já tratamos deste assunto com a presidente Dilma, na última visita, e agora buscamos essa renovação pela importância do porto para o setor catarinense”, afirmou Colombo.
De acordo com o ministro Leônidas Cristino, está em fase finalização um inventário dos portos brasileiros e deve mudar o modelo de gestão do setor no país. O Ministério pretende instituir uma forma de gestão compartilhada entre as concessionárias e o Governo Federal. O Porto de São Francisco pode seguir esse modelo. Em 2010, o Porto foi responsável por 48% da movimentação do Estado, em um total de 10,3 milhões de toneladas. “Santa Catarina é o quarto estado em movimentação portuária e essa parceria pode contribuir para a modernização do Porto de São Francisco, e também para o escoamento de cargas em Santa Catarina”, explica o governador.
Com quatro portos no Estado, Santa Catarina também é o segundo maior movimentador de contêineres e o quinto em movimentação de grãos. Além de Raimundo Colombo e de Leônidas Cristino, participaram da reunião o senador Luiz Henrique da Silveira e técnicos do Ministério.