Ação incentiva as perspectivas da entidade de proporcionar meios de aprendizado pessoal e profissional ao colaborador da indústria
Jaraguá do Sul - Biblioteca do SESI, inaugurada em parceria com a WEG, vai atender mais de 15 mil trabalhadores (Foto: Miriane Campos)Florianópolis, 16.08.2011 - O SESI de Santa Catarina inaugurou nesta terça-feira (16) a décima primeira biblioteca do programa SESI Indústria do Conhecimento. A unidade, instalada no Parque Fabril da WEG, em Jaraguá do Sul, atenderá mais de 15 mil trabalhadores da empresa. O objetivo do programa é promover o acesso à informação e ao conhecimento para melhorar a qualidade de vida dos industriários.
A ação incentiva as perspectivas da entidade de proporcionar meios de aprendizado pessoal e profissional ao colaborador da indústria. "A meta do Sistema FIESC é melhorar a competitividade da indústria de Santa Catarina, e isso se faz por meio do acesso à educação, conhecimento e pesquisa", destaca o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte. Para o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi, a indústria catarinense reconhece a importância do projeto. "A biblioteca oferece aos colaboradores a possibilidade de ampliar o nível de conhecimento em diversos temas. Além disso, possui uma área digital, onde as pessoas podem fazer pesquisas por meio da internet", fala Tomedi.
A biblioteca coloca à disposição um centro multimídia com 24 computadores, um acervo com 11 mil títulos incluindo livros acadêmicos e de literatura em geral, jornais, periódicos, CDs, DVDs e gibis, além das obras de domínio público disponíveis na internet. "A estrutura que hoje inauguramos só tem sentido se nela existirem as pessoas. Os leitores que vão transformar este espaço em um centro vivo de conhecimento, transformando milhares de páginas de livros em crescimento e desenvolvimento", salientou o presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr.
Santa Catarina conta com outras dez bibliotecas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Vargem Bonita, Ibirama, Caçador, Canoinhas e Gaspar. O SESI/SC foi o primeiro estado a instalar uma unidade do Programa Indústria do Conhecimento no Brasil, em 2007. O projeto é uma iniciativa do SESI Nacional e um serviço da área de educação da instituição voltado à promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Os ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em locais bem situados, com boas condições para leitura e estudo, tecnologias adequadas e horários apropriados para os usuários.