São Bento - Nos dias 11 e 12 os professores da Rede Municipal de Ensino que lecionam nas turmas de 1º ano passaram por formação continuada no auditório da Secretaria de Educação. A capacitação foi realizada por meio de técnica do Sistema Educacional Unibrasil – SEU, e faz parte do planejamento da Semed, no diferencial de atender as crianças de 6 anos no ensino fundamental.
Esses professores trabalham com material denominado "caminhos", preparado com atividades adequadas a idade e que contempla as diretrizes curriculares municipais. Na formação os professores receberam orientações, aliaram teoria e prática, comprovando que a ludicidade é uma atividade facilitadora da aprendizagem e assimilação dos conteúdos.
Ao fazer opção do material "caminhos" do SEU, o município recebe 40 horas de formação para os professores do 1º ano, 32 horas para os gestores, 16 horas para professores de arte, educação física e inglês e mais duas palestras, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. As palestras são para os pais com o livro de apoio abordando relacionamento família x escola x aluno, contando ainda com o assessoramento pedagógico do sistema.
"Uma das dificuldades que percebemos quanto a criança chegar no 1º ano com 6 anos, com a mudança do ensino fundamental de 8 para 9 anos, foi a falta de material e uma proposta pedagógica de acordo para esta faixa etário incluindo-a no processo de escola e não mais educação infantil. Os professores sentiam-se perdidos, sem rumo, sem algo palpável que pudessem se apoiar para garantir aprendizagem a esses alunos. Foi buscando qualidade e suporte para os professores que chegamos na proposta "caminhos". A escolha foi feita com o grupo de professores do 1º ano. Se esta opção foi feita, é por que eles quiseram, acreditaram e se propuseram trabalhar", comenta a secretária de Educação, Salete Spitzner.