Os moradores de quatro cidades de Santa Catarina enfrentaram neve na manhã desta terça-feira. São Joaquim, Lages e Urubici, na Serra Catarinense, e Água Doce, no Meio-Oeste, registraram o fenômeno segundo informações da Epagri / Ciram — órgão que monitora as condições climáticas no Estado.
Em Água Doce os primeiros flocos foram vistos por volta de 8h30min, a 45 quilômetros do Centro do município. Em São Joaquim o fenômeno durou apenas cinco minutos: das 9h50min às 9h55min.
De acordo com o meteorologista da Central RBS Leandro Puchalski, a condição de neve na Serra de Santa Catarina deve permanecer até quarta-feira devido à combinação de umidade com o frio em altitude e superfície. A previsão é de frio durante toda a semana, com características típicas de inverno no Estado.
Ao longo desta terça-feira, o frio deve ser maior no Oeste, com temperaturas que não passam de 10ºC a 12ºC durante a tarde, e na Serra, onde os termômetros devem marcar máximas de 4ºC a 6ºC.
A massa de ar polar que está sobre Santa Catarina faz com que as manhãs de quinta e sexta-feira sejam as mais frias desta semana. Nesses dias, há possibilidade de geada e temperaturas abaixo de 0ºC na Serra.
No amanhecer desta terça-feira, a sensação térmica chegou a - 6 ºC no município de Novo Horizonte, no Oeste. Na Serra os termômetros marcavam 3,9ºC em São Joaquim, às 8h desta terça-feira, e 2,3ºC em Urubici. O vento também foi intenso no início do dia, principalmente no Sul, com velocidade de 83 Km/h em Laguna, e de 115 Km/h em Siderópolis.
DIÁRIO CATARINENSE