Campo Alegre - A Conferência Municipal de Assistência Social de Campo Alegre definiu propostas a serem apresentadas nas etapas estadual e nacional, além de sugerir ações em âmbito municipal. A secretária municipal de Assistência Social de Joinville, Rosemeri Cunha, palestrou na noite de abertura e também no segundo dia de trabalhos.
Os participantes foram divididos em quatro eixos temáticos para apresentar suas sugestões. Entre as estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), os campo-alegrenses sugeriram maior divulgação das ações do SUAS como garantia de direitos para todos e qualificação continuada para os profissionais do CRAS, CREAS e demais trabalhadores do SUAS. No eixo sobre reordenamento e qualificação dos serviços socioassistencias, destacaram-se as propostas de reestruturação do Programa Bolsa Família, com uma melhor fiscalização das famílias beneficiadas e de fortalecimento das entidades de atendimento sócio-assistencial, além de implantação de CRAS itinerante.
Entre as propostas para o fortalecimento da participação e do controle social, eixo temático 3, houve a sugestão de criação de fóruns de discussão acerca do desenvolvimento da política de Assistência Social, trabalho integrado entre assistência social e educação para contribuir com uma nova visão para crianças e adolescentes enquanto sujeito de seus direitos e maior articulação entre os Conselhos Municipais para fomentar políticas pública de assistência.
O eixo número 4, os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil, gerou muitos debates e, entre as sugestões destacam-se algumas em nível municipal: ampliação de linhas de ônibus do interior para o centro e coleta mensal de embalagens de agrotóxicos na área rural. A conferência também contou com a escolha dos delegados que representarão o município na etapa estadual. Para o prefeito Vilmar Grosskopf, o trabalho conjunto entre os profissionais da assistência social e a comunidade resulta em retrato mais fiel das reais necessidades do setor.