O Prefeito Renato Stasiak recebeu a notícia na manhã de quinta-feira e comemorou junto com a direção, funcionários e alunos da escola esta conquista. “Com tantos projetos e atividades complementares que são desenvolvidos no Hermínio Milis tínhamos a certeza de que a nota inicial não era compatível. Com esse resultado confirmamos um resultado positivo para Porto União”, explica Stasiak.
O Secretário de Educação, Bento Trindade Junior, também demonstrou sentimentos de missão cumprida. “Finalmente a justiça foi feita”, comemorou. Para ele o trabalho realizado tanto nessa escola como nas demais do município é intenso o que contribui para resultados positivos e não negativos como foram anunciados no primeiro documento.
No documento assinado pela Diretora de Avaliação da Educação Básica do MEC, Maria Tereza Serrano Barbosa, consta o seguinte:
Em atenção ao pedido de revisão dos resultados para o Ideb 2009 do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, encaminhado em 19 de julho de 2010 a este Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais conforme Portaria nº 234, de 14 de julho de 2010, esclarecemos que:
Após análise e procedimentos técnicos pertinentes, os resultados finais dessa escola são:Prova Brasil 2009 – Matemática: 248,42 ; Língua Portuguesa: 250,73.
Ideb 2009: 4,9.
O Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb) é avaliado por meio da Prova Brasil, aplicado para alunos das séries inicias e finais do ensino fundamental. No ano passado, após receber o primeiro resultado, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou um ofício ao MEC solicitando revisão das notas do Hermínio Milis, que havia ficado muito mais baixa que das demais escolas. Com o consenso de que houve falha na aplicação da primeira prova, a avaliação foi refeita na escola o que resultou na nota 4,9.