Jaraguá do Sul - Com o objetivo de diminuir o índice de assalto ao comércio de Jaraguá do Sul, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Polícia Militar unem forças para combater as ações de assaltantes e promover uma segurança preventiva na comunidade.
Para isso, uma primeira discussão foi feita nesta, durante a plenária da CDL. O major Gildo Martins de Andrade Filho falou sobre os principais projetos da PM e mostrou números das ocorrências registradas na cidade.
Os principais delitos cometidos contra o comércio são os furtos e assaltos, que estão enquadrados nos crimes e contravenções. Em 2009, foram registrados pela Central Regional de Emergência (CRE), 2.269 ocorrências desse tipo, no ano passado o número caiu para 1.982 atendimentos, mas esse ano voltou a crescer e já conta com 2.120.
Segundo o major, o principal motivo para a queda das ocorrências de 2009 para 2010 foi a lei que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas nas ruas, que diminuiu em 19% as ocorrências nos último ano, mas o aumento nos crimes e contravenções desse ano é justificado pelo major pela falta de efetivo na cidade.
Uma das apostas da polícia é a base operacional móvel, mas que só funcionará assim que os dez policias prometidos para a região cheguem em setembro.