Mostra contemporânea encerra com “Ditos Malditos: Desejos da Clausura”
Joinville - Chegou a última noite da Mostra Competitiva do 29º Festival de Dança de Joinville. As despedidas se intensificam. A saudade e o gostinho de quero mais se confundem. Enquanto alguns bailarinos já acompanham o Festival de suas casas, apenas pela imprensa, outros sobem ao palco para a primeira e, quem sabe, não última vez.
Ainda concorrem 18 companhias de Dança Contemporânea, que se apresentam para os avaliadores Alex Dias (MG), Carlota Albuquerque (RS), Ernesto Gadelha (CE), Paulo Caldas (RJ) e Regina Miranda (RJ). Em seguida sobem ao palco 11 grupos de Danças Urbanas para serem avaliados por Alexandre Snoop (SP), Henrique Bianchini (SP), Marcelinho Back Spin (SP), Rafael Guarato (MG) e Tais Vieira (RJ).
Agenda dia 29
Dia 29 também é o último dia de apresentações dos Palcos Abertos (com exceção da Feira da Sapatilha), que vão até a Rodoviária desejar boa viagem aos bailarinos que retornam aos seus destinos. A apresentação gratuita na Rodoviária de Joinville acontece das 17 às 18 horas. Já durante a manhã, das 10h às 11h, o Palco Aberto faz a alegria de crianças e funcionários do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Dia 30, apenas o Palco Aberto da Feira da Sapatilha continua com as apresentações.
Na sexta-feira também acontece o último workshop coreográfico do 29º Festival de Dança de Joinville. O responsável pelas aulas com o tema “Universo de Sensibilização do Corpo” será Luiz Oliveira, da Ribeirão Preto Cia. De Dança, de Ribeirão Preto (SP). O workshop será realizado da 10h às 12h, na Casa da Cultura.
Dando continuidade ao Seminário “Criação, Ética, Pa..ra..rá..pa..ra..rá – modos de criação, processos que desaguam em uma reflexão ética”, serão realizadas palestras sobre o cuidado com o corpo e estudos de caso sobre o balé e o jazz contemporâneo, e o uso do corpo como instrumento de discussão política. O segundo dia de discussões sobre ética e ensino da dança inicia às 9 horas da manhã e vai até às 18 horas, no Teatro Juarez Machado.
Logo após o Seminário, acontece o lançamento do livro “Seminários da Dança 4”, com artigos e teses elaboradas ou apresentadas no Seminário da Dança da edição de 2010 do Festival de Dança. A cerimônia será no foyer do Teatro Juarez Machado, às 18 horas.
Quem também se despede do Festival de Dança de Joinville 2011 é a Mostra Contemporânea de Dança, que recebe a última companhia da temporada nesta sexta-feira (29/07). O cerrar das cortinas ficará sob a responsabilidade do Grupo Terpsí Teatro de Dança (RS), que apresenta o espetáculo “Ditos Malditos: Desejos da Clausura”, coreografia de Carlota Albuquerque.