Angel Vianna também é homenageada nesta quinta-feira
Joinville - Nesta quinta-feira (28/07), enquanto alguns grupos se despedem do 29º Festival de Dança de Joinville, outros sobem ao palco pela primeira vez. Abrem a penúltima noite da Mostra Competitiva do Festival, 15 grupos de Balé Clássico de Repertório, que serão avaliados por Beatriz Almeida (MG), Cecília Kerche (RJ), Cesar Lima (SC/RJ), Fátima Cerqueira (MG) e Tíndaro Silvano (MG). Encerrando a noite, apresentam-se 22 companhias de sapateado. A banca formada por Cristiane Matallo (SP), Jarbas Homem de Mello (SP), Helber Stalin (CE), Gisela Saldanha (RJ) e Simone Gutierrez (SP), escolhe aqueles que voltarão ao Palco do Centreventos Cau Hansen para a Noite dos Campeões.
Agenda dia 28
O Festival de Dança leva a dança ainda mais longe. Os Palcos Abertos chegam à Praça Caetano Évora da Silveira, em Pirabeiraba nesta quinta. A apresentação acontece das 16h às 17 horas e é gratuita. Além de Pirabeiraba, os Palcos Abertos continuam levando a arte da dança àqueles que não podem ir até ela. Nos shoppings, na Praça Nereu Ramos, na Feira da Sapatilha e no Restaurante Popular, as apresentações continuam atraindo a atenção de todos à sua volta.
Mesmo prestes a fechar as cortinas, o aprendizado e o conhecimento seguem até o último minuto no Festival de Dança. Das 10h às 12h, Luis Ferron ministra “A Dança do Mestre Sala e Porta Bandeira”, workshop sobre os estudos e técnicas utilizados na composição de “Sapatos Brancos”, coreografia apresentada na noite anterior (27/07), na Mostra Contemporânea.
Cumprindo com seu perfil didático, o Festival de Dança oferece ainda, gratuitamente, durante três dias, o Seminários de Dança 5, no Teatro Juarez Machado. Com o tema “Criação, ética, Pa...ra...rá pa... ra... rá – modos de criação, processos que desaguam em uma reflexão ética”, o Seminário convida coreógrafos, pesquisadores, bailarinos e professores para uma discussão sobre os processos da criação e da ética na dança. No dia 28, as palestras coordenadas por Nirvana Marinho iniciam às 8h e seguem até às 18 horas, com pausa para o almoço.
Às 18 horas, no Foyer do Teatro Juarez Machado, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna, de Belo Horizonte, será homenageada pelo Festival de Dança de Joinville. Angel realiza um trabalho interdisciplinar que vai além da dança. Eclética, já trabalhou em universidades e escolas públicas, teatros, associações profissionais, centros culturais, áreas de lazer, circos, instituições científicas e clínicas, desenvolvendo um trabalho que visa, sobretudo, a produção de cidadãos livres através da arte.
A Passarela da Dança entra no último dia de desfiles trazendo ao público as últimas tendências em roupas e acessórios para a dança, com destaque para a moda/palco, que influencia a que vai para as ruas. Os desfiles acontecem na Feira da Sapatilha, a partir das 17 horas.
Na Mostra Contemporânea, a partir das 22 horas, tem a apresentação do espetáculo “Sobre Nós”, do grupo Ribeirão Preto Cia. De Dança, de São Paulo. A coreografia “Sobre Nós” traz ao Teatro Juarez Machado a essência do ser humano ao questionar os mistérios que envolvem os relacionamentos.