Florianópolis - Três grandes programas foram lançados pelo governador Raimundo Colombo, nesta segunda-feira (25), durante o 9º Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis. O primeiro foi a ampliação do Badesc Cidades, que apoia a realização de obras de infraestrutura e melhoria de serviços das prefeituras municipais.O segundo projeto adequa o programa da empresa catarinense Prodec aos interesses dos municípios e o terceiro, o mutirão da saúde, vai realizar 22 mil cirurgias eletivas, em Santa Catarina.
O governador solicitou aos prefeitos a união do Estado e municípios para a execução das ações. “Temos que ter a humildade de conhecer todas as necessidades. Precisamos saber que podemos fazer muito trabalhando em conjunto, somando nossas forças e ouvindo a voz de quem não tem voz. A política é a arte de liderar pessoas, e atender quem mais necessita, visando o desenvolvimento de um todo”, observou Raimundo Colombo na abertura do Congresso.
Congresso – O objetivo do evento é debater projetos e programas sobre Planejamento e Comunicação das Políticas Públicas voltadas às várias áreas de atuação dos municípios, além de outros temas sobre gestão pública. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o evento tem programação destinada aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agente políticos, secretários municipais, representantes governamentais do Estado e da União, servidores públicos, fornecedores de produtos e serviços (Expo Fecam). “O Congresso vem para planejar e debater os caminhos do administrador público que busca mudanças, e avanços indispensáveis nos locais. Acredito que o processo democrático está em evolução. A população está bem informada e exige que tenhamos um bom desempenho, sem a burocratização das ações, com organização e conscientização”, analisou Colombo.
SAIBA MAIS - Para os municípios e para os catarinenses:
Saúde – O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas realizará 22,6 mil cirurgias. A perspectiva é para que uma cirurgia de catarata, em que há uma demora de até dois anos para ser feita, levará três meses de espera. Ao total, o Governo do Estado investirá R$ 20 milhões. As cirurgias serão feitas em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes). E, por último, ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais de síntese).
Badesc Cidades – Desde 2002, já financiou mais de R$ 710 milhões em 247 municípios. A partir de agora, o programa também passa a financiar a construção de pavilhões industriais e projetos de engenharia para obras de maior porte e complexidade para atrair novos investimentos e promover desenvolvimento econômico dos municípios.
Prodec - Tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que podem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (25), o governador reconheceu o direito dos municípios e autorizou a quitação de débitos independente de convênio, além de permitir a instalação de novos empreendimentos beneficiados pelo Prodec em qualquer município catarinense.